Crianças com microcefalia são atendidas na Pestalozzi
O aumento no número de casos de microcefalia em Alagoas é um dos assuntos mais recorrentes deste ano e muitas pessoas não entendem bem como vive uma criança com os problemas recorrentes da enfermidade. A Pestalozzi Arapiraca é uma das poucas instituições filantrópicas que oferecem serviços de terapia para bebês que nasceram com microcefalia.
Apesar de se falar muito sobre os casos que se tornaram recorrentes no Brasil, principalmente na região Nordeste, ainda falta uma abordagem maior sobre como vivem os portadores da doença, como destaca a dona de casa Thalita Ignez Gomes, que tem uma filha de 3 anos que nasceu com microcefalia. “Não se fala sobre os tratamentos que existem para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento das crianças. Quando recebi o diagnóstico fiquei preocupada, mas busquei informações sobre a doença”, disse ela a um portal de notícias do interior de São Paulo.
A pequena faz tratamento com fisioterapia e com fonoaudiologia e vai à escola todos os dias. “É uma superação diária vê-la fazer coisas que qualquer criança com a mesma idade faz”, relatou.
Em Arapiraca, a Pestalozzi realiza um trabalho muito bonito no tratamento dessas crianças. Segundo a psicóloga e supervisora do Serviço de Estimulação Precoce Carolina Sena, quando a criança chega a instituição, ela é avaliada pelo setor de enfermagem e depois disso é encaminhada para a avaliação do Serviço de Estimulação Precoce. “A equipe é formada por uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta. Nesta avaliação, determinamos os objetivos da criança e se o tratamento será realizado em grupo ou individual”, disse a profissional.
Segundo ela, a enfermagem também encaminha o paciente para o atendimento com um neuropediatra e um ortopedista.
A sede da Pestalozzi Arapiraca fica localizada na Rua Menervina Francisca da Conceição, bairro Itapoã.
Últimas notícias
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
