Alagoas

Renan Filho se reúne em Brasília para discutir crise

Por 7 Segundos 28/12/2015 14h02
Renan Filho se reúne em Brasília para discutir crise
- Foto: Agência Alagoas / Cortesia

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), participa em Brasília de reunião para discutir a crise econômica com mais 11 governadores e o governador do Distrito Federal na tarde desta segunda-feira (28).

O encontro vai acontecer na residência oficial do governador do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg (PSB), e eles vão apresentar e debater ações contra a crise econômica no país.

A reunião foi articulado pelo próprio governador Rodrigo Rollemberg e a assessoria dele já confirmou a presença dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), da Bahia, Rui Costa (PT), e ainda, os governadroes dos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins.

Agenda única

Na pauta, "construir uma agenda comum que possa melhorar o ambiente econômico do país e a situação dos Estados", segundo o governo do DF.

A crise que atinge o país tem afetado as contas dos governos estaduais, provocando quedas em investimentos e crescimento do endividamento. No entanto, não foi adiantado nenhuma ação que será proposta pelos governadores para enfrentar a crise.

Queda nos investimentos

Levantamento realizado pela Folha em junho mostrou que o volume de investimentos nos 26 Estados e no Distrito Federal caiu de R$ 11,3 bilhões nos quatro primeiros meses de 2014 (valor corrigido pela inflação) para R$ 6,2 bilhões no mesmo período de 2015, uma queda de 46%.

Em Alagoas, Renan Filho tem buscado atrair investidores e empresas para o estado. Exemplo disso, foi a visita que o governador fez a empresas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com o propósito de prospectar novos negócios para Alagoas.

Renan Filho visitou empresas como a Esmalgass, Krona - Tubos e Conexões e o Portonave, segundo maior terminal portuário do País, no município de Navegantes, em Santa Catarina.