Alagoas

Docente da Ufal tem obras lançadas pelo Museu Nacional do Rio

Por Redação com Ascom Ufal 30/12/2015 17h05
Docente da Ufal tem obras lançadas pelo Museu Nacional do Rio
Professor Cláudio Sampaio, da Unidade da Ufal em Penedo

O professor Cláudio Sampaio, da Unidade de Ensino Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acaba de receber a notícia de que duas obras, das quais foi colaborador, acabam de ser publicados em formato de livros pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro.

São elas: Biodiversidade Marinha Da Bacia Potiguar – Peixes da Plataforma Continental e Biodiversidade Marinha da Bacia Potiguar – Peixes do Talude Continental, ambas são fruto dos trabalhos desenvolvidos em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O docente relatou que essas investigações fazem parte do subprojeto de pesquisas intitulado Estudo da Distribuição de Peixes e Cefalópodes na Região da Bacia Potiguar RN, inserido no programa de pesquisa Avaliação da Porção Offshore da Bacia Potiguar e financiado com recursos da Petrobrás Unidade de Negócios de Exploração e Produção do RN/CE. A proposta é avaliar a qualidade ambiental da região do talude continental, na região da Bacia Potiguar, do Estado do Rio Grande do Norte.

"Para o desenvolvimento deste subprojeto de pesquisa, foram realizadas campanhas de prospecção, a partir de um navio oceanográfico equipado com redes de arrasto, adaptadas para grandes profundidades (150, 400, 1.000 e 2.000 metros)", detalhou o professor.

Sobre as obras

Além de Cláudio Sampaio, a obra Biodiversidade Marinha, Bacia Potiguar/RN - Peixes do Talude Continental também é de autoria dos pesquisadores José Garcia Júnior; Liana de Figueiredo Mendes, Marcelo Francisco Nóbrega e Jorge Eduardo Eduardo Lins Oliveira.

“Nesse livro encontram-se informações sobre a diagnose, habitat, comportamento e distribuição dos peixes encontrados nesta zona profunda do litoral norte potiguar, acompanhadas de fotografias de 166 espécies, sendo seis de peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e 160 de peixes ósseos (Actinopterygii)", descreveu Sampaio.

Com ele, os também pesquisadores Jorge Eduardo Lins Oliveira, Marcelo Francisco Nóbrega, José Garcia Júnior, Fabio Di Dario, Luciano Gomes Fisher e Michael Maia Mincarone produziram Biodiversidade Marinha, Bacia Potiguar/Rn - Peixesda Plataforma Continental. Nesse livro, são apresentadas informações sobre 167 espécies de peixes marinhos, sendo oito de cartilaginosos (Chondrichthyes) e 159 de ósseos (Actinopterygii).

"Vale destacar que muitas dessas espécies são novas ocorrências para o Atlântico Sul, além da coleta de outras ainda novas para a ciência e que estão em fase de descrição. A publicação dessas obras, em parceria com renomados cientistas brasileiros, pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro comprova a qualidade e a seriedade dos trabalhos realizados na Universidade Federal de Alagoas", declarou Sampaio.

Cláudio atua como docente e pesquisador nos cursos de graduação de Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca, da Unidade de Ensino Penedo do Campus Arapiraca. Lá, ele também trabalha no Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC), com estudos voltados à sistemática, à ecologia e à conservação de peixes e, ainda, é colaborador no Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal.

Para ter acesso aos livros, basta acessar aqui.