Docente da Ufal tem obras lançadas pelo Museu Nacional do Rio
O professor Cláudio Sampaio, da Unidade de Ensino Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acaba de receber a notícia de que duas obras, das quais foi colaborador, acabam de ser publicados em formato de livros pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro.
São elas: Biodiversidade Marinha Da Bacia Potiguar – Peixes da Plataforma Continental e Biodiversidade Marinha da Bacia Potiguar – Peixes do Talude Continental, ambas são fruto dos trabalhos desenvolvidos em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O docente relatou que essas investigações fazem parte do subprojeto de pesquisas intitulado Estudo da Distribuição de Peixes e Cefalópodes na Região da Bacia Potiguar RN, inserido no programa de pesquisa Avaliação da Porção Offshore da Bacia Potiguar e financiado com recursos da Petrobrás Unidade de Negócios de Exploração e Produção do RN/CE. A proposta é avaliar a qualidade ambiental da região do talude continental, na região da Bacia Potiguar, do Estado do Rio Grande do Norte.
"Para o desenvolvimento deste subprojeto de pesquisa, foram realizadas campanhas de prospecção, a partir de um navio oceanográfico equipado com redes de arrasto, adaptadas para grandes profundidades (150, 400, 1.000 e 2.000 metros)", detalhou o professor.
Sobre as obras
Além de Cláudio Sampaio, a obra Biodiversidade Marinha, Bacia Potiguar/RN - Peixes do Talude Continental também é de autoria dos pesquisadores José Garcia Júnior; Liana de Figueiredo Mendes, Marcelo Francisco Nóbrega e Jorge Eduardo Eduardo Lins Oliveira.
“Nesse livro encontram-se informações sobre a diagnose, habitat, comportamento e distribuição dos peixes encontrados nesta zona profunda do litoral norte potiguar, acompanhadas de fotografias de 166 espécies, sendo seis de peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e 160 de peixes ósseos (Actinopterygii)", descreveu Sampaio.
Com ele, os também pesquisadores Jorge Eduardo Lins Oliveira, Marcelo Francisco Nóbrega, José Garcia Júnior, Fabio Di Dario, Luciano Gomes Fisher e Michael Maia Mincarone produziram Biodiversidade Marinha, Bacia Potiguar/Rn - Peixesda Plataforma Continental. Nesse livro, são apresentadas informações sobre 167 espécies de peixes marinhos, sendo oito de cartilaginosos (Chondrichthyes) e 159 de ósseos (Actinopterygii).
"Vale destacar que muitas dessas espécies são novas ocorrências para o Atlântico Sul, além da coleta de outras ainda novas para a ciência e que estão em fase de descrição. A publicação dessas obras, em parceria com renomados cientistas brasileiros, pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro comprova a qualidade e a seriedade dos trabalhos realizados na Universidade Federal de Alagoas", declarou Sampaio.
Cláudio atua como docente e pesquisador nos cursos de graduação de Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca, da Unidade de Ensino Penedo do Campus Arapiraca. Lá, ele também trabalha no Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC), com estudos voltados à sistemática, à ecologia e à conservação de peixes e, ainda, é colaborador no Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal.
Para ter acesso aos livros, basta acessar aqui.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
