Assistência Social fortalece atendimento à população de rua

Em 2015, a Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) consolidou a rede de Proteção Social Especial (PSE) e, por meio da ampliação das equipes e dos programas que atendem às vítimas de violação de direitos, o órgão vem conseguindo bons resultados nos encaminhamentos das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade que precisam da assistência necessária para a conquista da autonomia.
No início do ano, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semas, inaugurou a primeira sede fixa do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop. Localizado na Avenida da Paz, no Jaraguá, a unidade trabalha, diariamente, na oferta de assistência psicossocial e ações inclusivas que focam na promoção dos direitos humanos e da autonomia das famílias que se encontram nas ruas do município.
“A concentração das atividades do Centro POP em uma sede fixa facilitou demais para que a eficácia dos encaminhamentos fosse alcançada, já que, desde a antiga gestão, o equipamento funcionava dentro de um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Junto a isso, vem o fato de que estamos prestes a inaugurar uma outra unidade de Centro POP, também descentralizada, e, com isso, vamos aumentar a cobertura desses serviços”, disse Ariella Belo, diretora de Proteção Social Especial da Semas. [Rui Palmeira participa da inauguração do Centro Pop de auxílio ao morador de rua.Foto: Pei Fon/ Secom Maceió]
Durante a inauguração do Centro, no mês de abril, o prefeito Rui Palmeira também lançou o Plano Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal de Atenção à População em Situação de Rua em Maceió. A ferramenta foi elaborada por uma equipe que reúne representantes de secretarias municipais, sob a coordenação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas, além da participação de representantes da Promotoria de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público do Estado.
As políticas de promoção de conhecimento sobre os Direitos Humanos e de acesso às leis de proteção à mulher vítima da violência em Maceió, disponibilizadas dentro dos equipamentos da Semas, foram apresentadas pela secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, em audiências públicas que discutiram o enfrentamento à violência que atinge o público feminino no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na Câmara Municipal de Maceió e na Assembleia Legislativa do Estado.
“Em novembro, nós apresentamos à secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, o funcionamento da Casa Abrigo Viva Vida, que é a mantida pela Semas e oferece às mulheres assistidas pela Lei Maria da Penha uma estrutura com equipes especializadas prontas para oferecer a assistência necessária e para promover a reinserção social dessas vítimas. Foi uma experiência muito boa, a medida em que víamos profissionais de todo o Estado, que também estavam presentes e também aproveitaram para conhecer a iniciativa”, lembrou Celiany Rocha.
A Coordenação de Erradicação do Trabalho Infantil da Semas capacitou os profissionais que atuam nos Creas e no Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) no combate ao trabalho infantil. Técnicos do Creas Orla Lagunar, Poço, Jatiúca, Santa Lúcia e Benedito Bentes participaram da capacitação, que teve o objetivo é construir projetos de intervenção nesses territórios para o combate o trabalho infantil.
Por meio de parcerias com os mais diversos órgãos públicos e privados, a Semas conseguiu realizar vários encaminhamentos de assistência aos jovens que cumpriam medidas socioeducativas em meio aberto e eram acompanhados pelo órgão, assim como também conseguiu reformar alguns equipamentos, como a Unidade de Acolhimento Rubens Colaço.
“Esses foram apenas alguns pontos listados no que diz respeito somente à Proteção Social Especial, então temos muitas coisas boas a lembrar quando se fala em balanço anual. Mas o que fica de lição para nós, diante dessas melhorias conquistadas, é a persistência e o foco na melhoria dos serviços, para que isso se reflita nos encaminhamentos que são dados aos usuários. 2015 foi o ano da ampliação dos serviços e a gente espera que 2016 seja duas vezes mais”, finalizou Celiany.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
