Força-tarefa contra o Aedes aegypti começa nesta terça-feira

A Defesa Civil Estadual está trabalhando sério no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor de doenças como a dengue, além da febre chikungunya e do zika vírus. As ações começam nesta terça-feira (5), no interior do Estado. Em Maceió o lançamento da campanha será na Praça do Skate, Ponta Verde, no dia 7.
A Sala Estadual de Situação e Controle, que reúne todas as forças encarregadas de coordenar e monitorar as ações da operação de combate, já está em plena atividade. Representantes das Defesas Civis estadual e municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas, entre outros órgãos, começaram a vistoriar residências, edifícios comerciais e órgãos públicos, eliminando focos e conscientizando a população sobre a importância dos cuidados com o armazenamento de água.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Moisés Melo, este é o maior mutirão já feito para combater o mosquito em Alagoas e, para que obtenha sucesso, é preciso que toda a sociedade se envolva e se comprometa.
As ações em Maceió e nos interiores serão simultâneas e, para isso, mais de 200 pessoas estão envolvidas nesta força-tarefa. As áreas urbanas serão vistoriadas por completo, alguns pontos contando, inclusive, com vistoria aérea, para identificar imóveis abandonados com focos a serem desativados – piscinas, pneus, barris e demais recipientes que acumulem água.
Na capital, as atividades já têm ponto de partida. “A região baixa de Maceió é a que oferece maior risco à população. Então, por isso, com orientação da Defesa Civil do Município, faremos essa operação começando deste ponto”, afirmou o coordenador.
Já com relação às áreas rurais, serão vistoriadas aquelas que apresentam maior risco à população, como é o caso do Sertão de Alagoas, onde as famílias costumam armazenar água por conta da escassez.
Prédios públicos e comerciais também serão vistoriados. “A orientação aos órgãos públicos é que o próprio órgão faça sua fiscalização. Independente disso, a Defesa Civil está atenta, e os agentes irão visitar todos os órgãos, sejam eles públicos ou privados”, garantiu Moisés Melo.
Por fim, o coordenador da Defesa Civil Estadual relembrou os cuidados que devem ser tomados com recipientes que acumulam água e a importância da higiene. “A população sente na pele o problema do mosquito, que mora dentro da sua residência”, finalizou, salientando a importância dos esforços por parte da própria sociedade alagoana.
Últimas notícias

Domingo de natação em Penedo promete movimentar orla do Barro Vermelho

Em parceria com Hospital Santa Rita, prefeitura inicia mutirão de cirurgias e atende mais de 300 pessoas

Homem morre em grave acidente na BR-416, em Ibateguara

Morre soldado da PM de União dos Palmares; Flávio era envolvido em diversas polêmicas

Colisão entre carro e moto é registrada na rodovia AL-110, em Taquarana

Homem é atingido por comparsa durante execução de vítima e acaba preso após ser atendido em UPA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
