Salário atrasado: educação protesta na Barra de Santo Antônio
Na manhã desta sexta-feira (08), o Sinteal organizou um ato público com professoras/es, funcionárias/os de escola, alunas e alunos do município.
Desde o mês de outubro de 2015, os salários da educação estão atrasados no município de Barra de Santo Antônio. O 13º também não foi pago. Em situação de necessidade, a categoria foi à luta. O protesto começou com faixas espalhadas nas entradas da cidade.
Um “cortejo fúnebre” simbólico saiu da rodovia até a fachada da Pousada Jirituba, local onde habitualmente fica despachando o prefeito Rogério Farias e que levanta suspeitas de desvio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, fez questionamentos sobre as verbas do município. “Ninguém tem acesso a essa folha, um documento público que mais parece uma caixa preta de avião. A educação é a mola mestra do desenvolvimento de um município, e o Rogério Farias não paga sequer o salário, quanto mais fornecer condições dignas para melhorar os índices”, disse ela.
O impasse já foi levado ao Ministério Público, que se posicionou contra a atitude do prefeito. Em seguida, uma tentativa de resolver o problema judicialmente, mas o juiz da comarca de Paripueira está protelando a decisão, prejudicando os trabalhadores. Darcir Acioli, secretária para assuntos municipais do Sinteal, denunciou a questão dos recursos repassados pelo Governo Federal, que não são bem administrados.
“Fomos informados que a folha de pagamento é em torno de 800 mil reais, também chegou a informação de que os recursos repassados variam, alguns meses chegou a ultrapassar 1 milhão de reais. Como é que ele justifica o não pagamento dos trabalhadores por tanto tempo? Não pode alegar falta de verba”, alfinetou Darcir.
Após diversas falas de lideranças em frente à pousada, e até mesmo dialogar com alguns turistas que chegaram ao local durante a atividade, o protesto seguiu até a prefeitura municipal, onde fez uma parada simbólica e mais críticas e denúncias. Em seguida, a caminhada foi até a câmara de vereadores, onde encerrou com o enterro simbólico do prefeito.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
