Arapiraca

Aluna de escola estadual lança livro em Arapiraca

Por Redação com Agência Alagoas 15/01/2016 15h03
Aluna de escola estadual lança livro em Arapiraca
Lançamento do livro da estudante Aline Silva (última à esquerda) ocorreu em um dos estandes montados pela 5ª Gerência Regional de Ensino

A estudante Aline Silva, que está concluindo o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Manoel André, localizada no bairro Jardim Esperança, em Arapiraca, lançou nesta sexta-feira (15) o seu primeiro livro, intitulado “A voz que não sai”.

O lançamento ocorreu em um dos estandes montados pela 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), na Tenda Cultural na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca, durante o encerramento do Projeto de Leitura e Escrita: Uma Forma de Repensar Conceitos.

A feira literária e de incentivo à leitura e escrita foi coordenada pelas professoras Leônia Oliveira, Edilma de Mendonça e Égide Amorim, com apoio da gerente-regional da 5ª Gere, Wilany Félix.

No local foram montados vários estandes onde os alunos, com o acompanhamento dos professores, puderam apresentar seus trabalhos literários apreendidos durante o projeto, iniciado no ano de 2015.

O lançamento do livro da estudante Aline Silva, de apenas 19 anos de idade, foi um dos pontos altos do evento, que também contou com apresentações artísticas e culturais e a participação de centenas de alunos, professores, coordenadores pedagógicos de escolas ligadas a 5ª Gerência Regional de Ensino, sediada em Arapiraca e que atende mais de 23 mil alunos nos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Craíbas, Traipu, São Sebastião, Feira Grande, Coité do Noia, Traipu, Limoeiro de Anadia e Craíbas.

Emocionada com a oportunidade de lançar o seu primeiro livro, a estudante Aline Silva fez questão de agradecer às pessoas que apoiaram seu projeto.

A jovem citou sua família, amigos, colegas de sala de aula e os professores que incentivaram a produção da obra literária.

“Na obra, que é um romance, relato a história de uma jovem que sonha em ser escritora e enfrenta as dificuldades do nosso cotidiano”, explica Aline Silva, destacando o apoio da professora Frank Mary e da diretora Adriana da Silva.

A gerente-regional da 5ª Gere, Wilany Félix, enalteceu a participação de alunos e professores na realização do projeto de leitura e escrita.

“Essa iniciativa tem como propósito incentivar a produção textual, o gosto pela leitura e provocar uma reflexão crítica acerca dos que eles leem e escrevem”, salientou Wilany Félix, destacando o apoio do Governo de Alagoas, por meio do secretário de Educação, Luciano Barbosa.

A gerente de ensino lembrou do compromisso do governador Renan Filho com a Educação na capital e no interior de Alagoas.

“Com esse foco, estamos promovendo ações para estimular o gosto pela leitura, com a meta de melhorar cada vez mais o desempenho da aprendizagem escolar e, consequentemente, os índices das unidades de ensino”, acrescentou ela, citando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).