Arapiraca

Curso de medicina terá estrutura da rede de Saúde

Por 7Segundos com informações de assessoria 18/01/2016 14h02
Curso de medicina terá estrutura da rede de Saúde
- Foto: Assessoria

A aula inaugural do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Planetário Municipal, no Lago da Perucaba, em Arapiraca, para os 30 alunos da primeira turma do curso, que teve a presença do secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, representando a prefeita Célia Rocha.

A primeira aula para apresentação do curso e dos professores contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; diretora-geral do campus de Arapiraca, Eliane Cavalcanti; coordenador do curso de medicina, Rodrigo Bispo; o diretor-acadêmico do campus, Arnaldo Tenório; o médico Ulisses Pereira, representante do Hosṕital Regional de Arapiraca (HRA); o médico Jean Rafael, docente do curso e representante do Hospital de Emergência do Agreste de Arapiraca (HEA).

A acolhida aos primeiros 30 acadêmicos de medicina foi organizada pela própria Ufal e teve o médico Adriano Pedrosa como palestrante da primeira turma de medicina da Ufal em Arapiraca, que tem 24 alunos alagoanos e desses 16 são arapiraquenses.

O curso de medicina da Ufal em Arapiraca foi um dos mais concorridos do país, com 9.300 candidatos para 30 vagas ofertadas inicialmente.

O secretário de Saúde de Arapiraca e presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde em Alagoas (Cosems), médico Ubiratan Pedrosa, disse que há carência de profissionais no município e região, citando, por exemplo, o caso de pediatras, obstetras e psiquiatras.

Pedrosa revelou que são realizados cerca de 6.500 partos por ano, e Arapiraca tem apenas 12 obstetras trabalhando na segunda maior cidade de Alagoas.

“A determinação da prefeita Célia é de colocar todo o sistema público de saúde à disposição de vocês. O curso de medicina vem em boa hora, para que possamos formar novos profissionais e, dessa forma, contribuir com a qualidade de vida de nossa gente”, salientou Pedrosa.

Estrutura física

Durante a recepção aos acadêmicos, a diretora-geral do Campus da Ufal em Arapiraca, Eliane Cavalcanti, destacou o empenho dos jovens e falou da responsabilidade social para atender às demandas da população de Arapiraca e de todo o Agreste e Sertão de Alagoas.

Na ocasião, o coordenador do curso, Rodrigo Bispo, explicou que estão sendo investidos R$ 11 milhões, e a estrutura do curso é formada, inicialmente, por oito salas de tutoria e laboratórios básicos para as disciplinas.

“Vamos também aproveitar a estrutura do curso de enfermagem, até a conclusão completa do prédio do curso de medicina, nos próximos dois anos”, completou o coordenador, frisando que o quadro de servidores tem 25 técnicos-administrativos e 13 professores, sendo dois médicos.

Rodrigo Bispo anunciou durante seu pronunciamento que haverá concurso, nesses próximos três ou quatro meses, para reforçar ainda mais a estrutura do curso de medicina em Arapiraca e outros setores da Ufal.

O pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros, a implantação do curso de medicina em Arapiraca é um sonho de todos nós e uma oportunidade única para as famílias arapiraquenses que terão seus filhos se formando em medicina na cidade mesmo, sem ter que se deslocar para a capital.

"Além de contar com professores qualificados, o curso de medicina terá a estutura da rede municipal de Saúde com uma metodologia inovadora e com salas de tutoria para os primeiros períodos", afirmou Amauri Barros.

Medicina em casa 

Aprovada com 818 pontos e natural de Arapiraca, a jovem Elena Maria da Silva Duarte, de 21 anos, é uma das 16 arapiraquenses da turma de 30 alunos de medicina.

“Esse era um momento muito esperado por todos nós. Estudamos muito e agora vamos continuar estudando para sermos excelentes profissionais”, destacou a jovem, que mora no bairro Brasília, com a mãe professora e o pai policial militar.


A estudante Ketlin César também estava emocionada em participar da aula inaugural do curso de medicina da Ufal em Arapiraca, que ela fará praticamente em casa.

"Passei quatro anos estudando em cursinho para chegar até aqui. É um momento único e muito emocionante. Cursar medicina na minha cidade é um sonho extraordinário", disse ela.