Cartórios emitem gratuitamente 75.049 registros de nascimento e óbito

As serventias extrajudiciais do Estado (cartórios) emitiram, gratuitamente, 54.761 registros de nascimento e 19.888 de óbito em 2015. Os registros de natimortos totalizaram 400, de acordo com dados do Fundo Especial para o Registro Civil (FERC), que é vinculado ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
A emissão desses documentos sem custos pode ser solicitada por qualquer cidadão e é garantida pela lei federal nº 9.534 de 1997. O Ferc subsidia os cartórios na aplicação das gratuidades. Os atos realizados por meio da Defensoria Pública e a pedido dos Tribunais de Justiça também não são cobrados.
A tabeliã Maria Rosinete de Oliveira falou à TV Tribunal sobre a importância do direito assegurado por lei que permite adquirir os documentos sem custos e destacou que a gratuidade é universal para todas as pessoas, devendo ser cumprida pelos cartórios.
“O registro civil de pessoas naturais engloba o registro de nascimento, óbito e a primeira certidão. Aqueles que se declaram pobres na forma da lei têm direito à segunda via desses documentos e da certidão de casamento sem custos”, afirmou Rosinete Oliveira.
“Ninguém pode ser sepultado sem a certidão emitida pelo cartório existente no lugar onde ocorreu o fato. A lei obriga, não é querer ou não, do mesmo jeito que quando a pessoa nasce precisa do registro para entrar no mundo jurídico”, completou a tabeliã.
Para legitimar os documentos emitidos pelos cartórios, é necessário o selo de autenticidade, que é vendido pelo Ferc. Com essa arrecadação, o Fundo reembolsa os cartórios com os atos registrais de nascimento e de óbito.
O programa “Registro na Maternidade” é realizado pelo Fundo para agilizar a emissão dos registros de nascimento ainda nas unidades de saúde.
Registro de nascimento é direito garantido por lei federal
O registro civil, conhecido popularmente como certidão de nascimento, é um documento fundamental para todo brasileiro. Nele, constam nome da criança, local, data de nascimento e o nome dos pais.
De acordo com o presidente do FERC, juiz Léo Dennisson, a certidão possibilita, por exemplo, a matrícula escolar, acesso a programas sociais do Governo, como Bolsa Família, garantias da previdência social, entre outros benefícios.
“O procedimento para se obter a certidão de nascimento é simples, um dos menos burocráticos do país. O FERC nasceu para dar suporte aos registradores alagoanos e assumimos essa função com muita dedicação. Temos também um papel importante para a sociedade, pois trabalhar com registro civil é trabalhar com a cidadania”, ressaltou o juiz
O magistrado destacou ainda que, só a partir do registro, é possível obter documentos indispensáveis à cidadania, como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, entre outros.
Para obter a certidão de nascimento, os pais devem se dirigir ao Cartório de Registro Civil portando RG, certidão de casamento (se forem casados) e declaração de nascido vivo (DNV) e também podem verificar se na maternidade onde a criança nasceu existe um posto do Cartório funcionando. Se não houver, os pais podem ligar para a Central de Atendimento do Ferc (82) 3221-6277 e saber em quais maternidades o serviço está disponível.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
