Supremo Tribunal vai julgar se abre ação contra Renan
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se abre ou não ação penal contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após o relator e ministro Luiz Edson Fachin ter liberado para a pauta de julgamento o inquérito que apura se Ranan usou dinheiro de empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento.
Renan Calheiros é acusado pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. Há três anos a Procuradoria-Geral da República ofereceu denúncia contra ele por tais crimes.
O escândalo aconteceu em 2007 e levou Renan a renunciar à presidência do Senado na época. Agora, cabe ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, marcar a data da sessão que vai discutir o recebimento da denúncia.
O caso tramita em segredo de justiça. Logo após tomar posse no STF, o ministro Luiz Fachin assumiu o caso em junho de 2015.
Renan Calheiros apresentou documentos para justificar que tinha renda para fazer os pagamentos da pensão e disse, ainda, que tinha recebido uma parte com a venda de gato. Já o suposto comprador negou que adquiriu gado de Renan.
Na denúncia, a Procuradoria-Geral disse que Renan Calheiros não possuía recursos para custear os valores repassados a jornalista Mônica Veloso entre janeiro de 2004 e dezembro de 2006, e que inseriu "informações diversas das que deveriam ser escritas sobre seus ganhos com atividade rural, com o fim de altera a verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, sua capacidade financeira".
A pena prevista no Código Penal para o crime de peculado (quando servidor utiliza o cargo para desviar dinheiro público) é de 2 a 12 anos de prisão. Se renan for condeando pelos três crimes, a sima de suas penas pode variar de 5 a 23 anos de cadeia, mais pagamento de multa a ser estipulada pelo STF.
Outros casos
O presidente do Senado também é acusado de improbidade administrativa por recebere propina da construtora Mendes Júnior para pagar despesas pessoais.
Além disso, Renan também é alvo de seis inquéritos no Supremo que apuram seu suposto envolvimento com o esquema de corrupção da Petrobras. Ele nega envolvimento com os desvios na estatal.
Últimas notícias
Polícia Civil captura e prende dois homens suspeitos de participarem do assassinato de vereador no município de Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Incêndio em vegetação é registrado no município de Palmeira dos Índios
Criança passa mal e é socorrida pelos bombeiros na Serra da Barriga, em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
