Chuva renova a esperança dos fornecedores de cana de Alagoas
As chuvas que caíram nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 na região Nordeste animaram os fornecedores de cana de Alagoas. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, já choveu mais de 400mm no Estado.
A perspectiva dos fornecedores de cana alagoanos é de que a próxima safra seja beneficiada com a quantidade de chuvas que caíram do Litoral ao Sertão, apresentando acumulado de 115% e 278% acima da média climatológica das regiões.
"Enxergamos com a perspectiva futura de que para o próximo ano a chuva está sendo excelente. Acredito que teremos uma boa safra para a cana-de-açúcar e outras culturas no nosso estado também", afirma o diretor Técnico da Asplana, Antônio Rosário.
Para a safra atual, mesmo com o índice pluviométrico acima da média registrado em Alagoas, as chuvas não afetam muito, já que a safra 15/16 já está terminando e poucas usinas ainda estão moendo a cana-de-açúcar.
Segundo Rosário, para quem vive da agricultura, esse é um bom momento, principalmente para economizar com os tratos na renovação dos hectares plantados. "Com a quantidade de chuva correta, a cana brota melhor e tem uma boa resposta para adubação, pois a água da chuva facilita a penetração no solo, além de reduzir custos e aumentar a produtividade", explica o diretor Técnico.
Recursos
O diretor Técnico atenta que, mesmo com a chuva que caiu, ainda sim é preciso adubar, mas para isso é preciso ter recurso para investir na lavoura. "O que anima mais os fornecedores de cana alagoanos é que, além das chuvas, com a liberação do financiamento das usinas, poderemos ter o pagamento em dia e investir na próxima safra de cana", destaca Rosário.
O momento é especial e o diretor Técnico da Asplana afirma que 2016 será um ano melhor. "Estamos saindo do fundo do poço com a vinda desses recursos, pois poderemos plantar mais e todos vão sair ganhando", aponta Antônio Rosário.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
