Saúde: Alagoas garante cuidado aos bebês com microcefalia
Os bebês diagnosticados com microcefalia têm atendimento garantido em Alagoas. Mas, para ter acesso à cada etapa do cuidado necessário ao recém-nascido com a anomalia, a coordenadora do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs), a enfermeira Waldinéa Maria da Silva, alerta que o fluxo de atendimento inicia com a notificação.
São três os principais casos suspeitos de microcefalia que exigem notificação compulsória. O primeiro deles se refere à gestante com exantema (mancha vermelha na pele). “Essa mulher, durante o pré-natal realizado na unidade de saúde, deve ser encaminhada para realizar a coleta de sangue na unidade sentinela”, informou a enfermeira. Essa medida visa identificar ou descartar a presença do zika vírus.
O segundo caso diz respeito a suspeita de microcefalia, durante a gravidez, por meio do exame de ultrassonografia. Nesta situação, a gestante continua o acompanhamento na unidade de saúde. Já a terceira situação que exige notificação é quando o recém-nascido é identificado com suspeita da anomalia devido à circunferência cefálica inferior a 32 centímetros, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
“Em qualquer um desses casos, o Cievs deve ser notificado para que se dê início à investigação, bem como seja adotada a providência para o atendimento a cada situação”, ressaltou Waldineia Maria da Silva. Esse registro pode ser feito por contato telefônico (3315.2059, 9.8882.9752 ou 0800.284.5415) ou pelo e-mail [email protected].
A primeira medida da investigação é o preenchimento do formulário de Registro de Eventos de Saúde Pública referente às microcefalias (RESP-microcefalias) por meio do site http://resp.saude.gov.br. Depois disso, o Estado entra em contato com o município de residência do recém-nascido para agendar o exame de tomografia no Hospital Geral do Estado (HGE) e, posteriormente, a consulta com o pediatra para concluir a avaliação.
Quando a avaliação aponta que não há anomalia, a criança passa a ser acompanhada pelo pediatra durante os três primeiros anos de vida, no próprio município de origem. Nos casos em que a microcefalia ou outra anomalia é confirmada, a criança é encaminhada aos Centros Especializados em Reabilitação (CERs).
Casos confirmados
Os 117 laudos disponíveis até o último dia 22 de fevereiro de 2016 confirmaram 38 diagnósticos de microcefalia e 76 resultados dentro da normalidade.
Últimas notícias
Carro elétrico pega fogo durante carregamento em concessionária na Avenida Fernandes Lima
Durante maratona, mulher exibe cartaz com telefone em busca de um amor
Homem é condenado a mais de 35 anos de prisão por homicídio qualificado e tentativa de feminicídio
Efeito Trump: casa de jovens LGBTs em SP vai fechar por falta de verba
Leonardo revela uso diário de remédio para desempenho sexual
Operação Tampa Bueiro inicia nova etapa com serviços em ruas do Centro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
