Dados apontam que recessão foi pior no Norte e Nordeste
As regiões Norte e Nordeste, que haviam mostrado maior resistência a desaceleração econômica em 2014, foram as mais afetadas pela retração da atividade verificada no ano passado.
É o que mostram dados sobre o nível de atividade em cada região divulgados pelo Banco Central e por órgãos federais e estaduais.
Na semana passada, o IBGE informou que o PIB nacional de 2015 registrou a maior queda desde 1990.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBCR), utilizado pela instituição para avaliar o desempenho da economia por regiões, indica um quadro de recessão generalizada, mas com dados piores para o Norte e Nordeste.
Na virada de 2014 para 2015, as regiões passaram de uma expansão próxima de 2% para uma retração de 3% no ano passado. Já o Sudeste encerrou 2015 com queda de 2,5%.
Uma explicação para essa mudança é que a crise econômica atingiu primeiro o setor industrial, mais fortes no Sul e no Sudeste. Mas no ano passado chegou ao comércio, aos serviços e à construção civil, setores dos quais o Norte e Nordeste são mais dependentes, afirma Flávio Ataliba Barreto, diretor-geral do Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará),
Em 2015, as vendas do varejo caíram com mais força no Nordeste, segundo o IBGE.
"Nessas regiões, o setor de serviços é muito importante. Ao impactar esse setor (a crise) afeta proporcionalmente mais o crescimento dessas regiões", diz Barreto.
Outro problema foi a queda nos investimentos públicos devido às restrições orçamentárias, o que paralisou muitas obras.
"Em 2014, ainda estava circulando muito dinheiro na economia, os investimentos não tinham parado e conseguimos manter um crescimento de dois pontos percentuais maior do que o do Brasil", afirma Flávio Figueiredo, rpesidente da Condepe, agência de planejamento e pesquisas de Pernambuco.
"Em 2015 e 2016 vamos ter a mesma queda do Brasil".
Últimas notícias
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Com a divulgação da Real Time, Marina JHC lidera todos as pesquisas divulgadas nesta semana
Gabi Gonçalves reúne multidão no Clima Bom e destaca ações do mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
