Santo da igreja católica será tema de quadrilha junina
A história de São João Batista que pregava a vinda do Messias e que batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão será retratada por meio da dança, da música, e do vestuário dos integrantes da quadrilha juninas Novo Syillo, da Vila São José, comunidade rural de Arapiraca.
Os integrantes da quadrilha junina mergulharam em uma pesquisa religiosa, histórica e cultural para interpretar essa história milenar e que faz parte da propagação do Cristianismo no mundo. O principal desafio é transmitir durante o tempo da apresentação da quadrilha as principais passagens da vida do santo católico.
O presidente da quadrilha Novo Styllo, Leonardo Barbosa, disse que desde o processo da escolha do tema até a coreografia, os participantes da quadrilha junina se reúnem periodicamente para traçar um cronograma de ações que envolve cerca de seis meses antes do período junino. “Ficamos muito ansiosos e precisamos correr contra o tempo para que no dia da apresentação a gente possa encantar o público com a nossa alegria, disciplina e sincronia na dança”, afirmou o presidente.
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas quadrilhas juninas estilizadas é o orçamento financeiro para confeccionar todo o vestiário das quase trinta pessoas que se apresentam. “A quadrilha estilizada tem uma riqueza de detalhes na construção de cada peça, como as roupas, os adereços e calçados. O brilho das lantejoulas e purpurina nos tecidos, são características marcantes nesse tipo de vestimenta da quadrilha estilizada. Diferentemente do que acontece com as roupas da quadrilha matuta, onde o rústico e a simplicidade dominam os modelos das peças do vestuário”, explicou Leonardo.
O custo médio de gastos que uma quadrilha junina estilizada de Arapiraca tem para se apresentar durante as festividades juninas é de R$ 30 mil. Geralmente o apoio financeiro dos órgãos públicos não cobre nem a metade das despesas. Por isso, a comissão de organização da quadrilha corre contra o tempo na tentativa de conseguir patrocinadores e parceiros que ajudem a custear essas despesas. “Muitas quadrilhas já deixaram de existir por não conseguirem recursos financeiros. Mas não podemos desistir, temos 16 anos de existência e mesmo com todas as dificuldades que passamos durante todo esse tempo, amamos o que fazemos e vamos manter viva essa tradição tão significativa especialmente para o povo da Vila São José”, finalizou Leonardo Barbosa.
Veja, abaixo, uma apresentação da quadrilha Novo Styllo no shopping de Arapiraca.
Últimas notícias
11 bairros de Maceió podem ficar sem água na próxima quarta-feira (14)
URGENTE: Ronaldo Lessa renuncia ao cargo de vice-governador de Alagoas
Defensoria flagra irregularidades em vistoria no Cemitério São Luís, em Maceió
Caso Noah Gabriel: pai e avó paterna são presos por descumprir medidas protetivas
Ufal aciona órgãos de segurança após denúncia de intimidação por bolsonaristas
Célia Rocha diz que ‘guerra’ com Luciano Barbosa chegou ao fim
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
