Santo da igreja católica será tema de quadrilha junina

A história de São João Batista que pregava a vinda do Messias e que batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão será retratada por meio da dança, da música, e do vestuário dos integrantes da quadrilha juninas Novo Syillo, da Vila São José, comunidade rural de Arapiraca.
Os integrantes da quadrilha junina mergulharam em uma pesquisa religiosa, histórica e cultural para interpretar essa história milenar e que faz parte da propagação do Cristianismo no mundo. O principal desafio é transmitir durante o tempo da apresentação da quadrilha as principais passagens da vida do santo católico.
O presidente da quadrilha Novo Styllo, Leonardo Barbosa, disse que desde o processo da escolha do tema até a coreografia, os participantes da quadrilha junina se reúnem periodicamente para traçar um cronograma de ações que envolve cerca de seis meses antes do período junino. “Ficamos muito ansiosos e precisamos correr contra o tempo para que no dia da apresentação a gente possa encantar o público com a nossa alegria, disciplina e sincronia na dança”, afirmou o presidente.
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas quadrilhas juninas estilizadas é o orçamento financeiro para confeccionar todo o vestiário das quase trinta pessoas que se apresentam. “A quadrilha estilizada tem uma riqueza de detalhes na construção de cada peça, como as roupas, os adereços e calçados. O brilho das lantejoulas e purpurina nos tecidos, são características marcantes nesse tipo de vestimenta da quadrilha estilizada. Diferentemente do que acontece com as roupas da quadrilha matuta, onde o rústico e a simplicidade dominam os modelos das peças do vestuário”, explicou Leonardo.
O custo médio de gastos que uma quadrilha junina estilizada de Arapiraca tem para se apresentar durante as festividades juninas é de R$ 30 mil. Geralmente o apoio financeiro dos órgãos públicos não cobre nem a metade das despesas. Por isso, a comissão de organização da quadrilha corre contra o tempo na tentativa de conseguir patrocinadores e parceiros que ajudem a custear essas despesas. “Muitas quadrilhas já deixaram de existir por não conseguirem recursos financeiros. Mas não podemos desistir, temos 16 anos de existência e mesmo com todas as dificuldades que passamos durante todo esse tempo, amamos o que fazemos e vamos manter viva essa tradição tão significativa especialmente para o povo da Vila São José”, finalizou Leonardo Barbosa.
Veja, abaixo, uma apresentação da quadrilha Novo Styllo no shopping de Arapiraca.
Últimas notícias

Após várias advertências, Prefeitura de Penedo apreende pescados impróprios na feira livre

"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Eventos modificam trânsito da capital neste fim de semana

Videomonitoramento ajuda Guarda Civil a prender homem após agressão contra mulher em Palmeira

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil

‘Justiça não é tola, mas exige indícios’, diz defesa de Bolsonaro em resposta a Moraes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
