Aplicativo contra Aedes aegypti já foi utilizado por mais de 2.500 pessoas
“O aplicativo Juntos Pela Saúde, lançado no dia 29 de fevereiro, já se estabeleceu como uma importante ferramenta no combate ao vetor responsável pela disseminação das doenças dengue, chikungunya e zika”. A afirmação é da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, que avaliou a primeira semana de disponibilidade da ferramenta.
O aplicativo pode ser baixado através de lojas virtuais Google Play e App Store e oferece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. Assim, ao observar algum foco de mosquito, será possível, facilmente, e de forma anônima, enviar para os gestores públicos um registro (denúncia), inclusive adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.
De acordo com informações do desenvolvedor do aplicativo, José Alencar, a ferramenta já foi baixada por 2.619 pessoas em todo o Estado. “O aplicativo foi rapidamente adotado pela população alagoana que está empenhada em participar de seu dever cívico na luta contra o mosquito”, ressaltou.
O desenvolvedor informou ainda que foram feitas 612 denúncias durante a primeira semana. Os três municípios alagoanos que mais informaram sobre possíveis focos do Aedes foram Maceió (477 registros), seguida por Rio Largo (com 27) e Arapiraca (24 notificações).
Os dados revelam também que denúncias envolvendo lixo ou entulho a céu aberto respondem pela maior parte das declarações com 158 registros, equivalente a 25% do total.
Em segundo lugar estão casos de recipientes com água parada com 120 relatos, seguido de esgoto a céu aberto com 108 denúncias. Já imóveis fechados ou abandonados com 96, terrenos baldios com 65 e outros tipos de foco com 65 registros.
“Com a utilização do aplicativo, a população ganha uma arma poderosa para instigar e acionar o poder público. O combate ao vetor deve ser parte do nosso dia a dia e precisa da atuação conjunta de técnicos, gestores públicos, profissionais da saúde e população”, reforçou Rozangela Wyszomirska.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
