Esmal tem Coordenação de Pesquisa e Produção Científica
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) conta, desde o início do mês, com uma nova coordenação. Tendo à frente a juíza Lorena Sotto-Mayor, a Coordenação de Pesquisa e Produção Científica e Acadêmica tem como objetivo fazer com que magistrados, servidores e a sociedade em geral reflitam sobre os problemas do Judiciário e ofereçam soluções por meio da elaboração de artigos e trabalhos acadêmicos.
“O grande foco dessa coordenação é fomentar o pensamento em cima das dificuldades do Poder Judiciário e, a partir daí, propor ideias que realmente contribuam para a melhoria da prestação jurisdicional”, explicou a juíza.
O primeiro evento organizado pelo setor será o Encontro de Pesquisas Judiciárias, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de junho, na sede da Esmal, e trará como tema “Poder Judiciário: Estrutura, Desafios e Concretização dos Direitos”. O encontro é destinado a graduandos, pós-graduandos e entidades diversas, em especial as Faculdades de Direito em funcionamento no Estado de Alagoas.
Os candidatos deverão escrever artigos sobre os seguintes temas: “Hermenêutica e Argumentação Jurídica, Direito Constitucional e Direito Administrativo”; “Direito Financeiro, Direito Tributário e Processo Tributário”; “Direito Civil e Direito Processual”; “Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal” e “Administração Judiciária”.
Os trabalhos deverão ser encaminhados, exclusivamente, por meio do site da Esmal, entre 1º e 30 de abril. Cada autor poderá submeter o número máximo de dois artigos para apresentação no evento, desde que as linhas de pesquisa sejam diferentes. A lista dos aprovados será publicada no site da Escola até o dia 27 de maio. O edital pode ser conferido aqui.
“Convidamos estudantes, operadores do Direito e integrantes do Ministério Público, da Defensoria e de outras instituições para que participem do evento, que é algo novo na Escola da Magistratura. Vamos debater esses temas e publicar um livro contendo os artigos”, disse a magistrada.
Estrutura organizacional
Além da Coordenação de Pesquisa e Produção Científica e Acadêmica, a Esmal traz em sua estrutura organizacional a Coordenação Geral de Cursos, que tem à frente o juiz Manoel Cavalcante; a Coordenação de Cursos de Pós-Graduação, conduzida pelo magistrado Alberto Jorge Correia; a Coordenação de Projetos Especiais, com o juiz Hélio Pinheiro Pinto; a Coordenação de Cursos para Servidores, sob responsabilidade da magistrada Luciana Josué Raposo, e a Coordenação Pedagógica, que tem à frente o padre Manoel Henrique de Melo.
Últimas notícias
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
