Audiência pública discute implantação de aterro sanitário
Em breve, os municípios da região do agreste alagoano ganharão uma solução para o descarte de resíduos sólidos, podendo, enfim, dar fim aos seus lixões. A empresa Alagoas Ambiental já confirmou a implantação do aterro sanitário do Agreste, que terá como foco os resíduos provenientes do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), formado por 20 municípios.
Para debater com a população como se dará a construção do aterro, seu trabalho com o meio ambiente e suas licenças ambientais, será realizada na próxima quarta-feira (16), às 10h, na câmara municipal de Craibas a primeira audiência pública sobre o assunto. A ideia, uma vez que as licenças ambientais forem liberadas, é que as obras do aterro tenham início ainda este ano.
Com uma área de 81 hectares e vida útil de 20 anos, o aterro sanitário do agreste irá receber tanto resíduos sólidos Classe II, como os lixos domiciliares e comerciais, bem como os resíduos de Classe II-B, que são os resíduos da construção civil.
A exemplo do que aconteceu no município de Pilar, onde a Alagoas Ambiental implantou uma Central de Tratamento de Resíduos, a ideia é que, com a chegada do aterro os municípios possam direcionar seus lixos domiciliares evitando o descarte em lugares inapropriados. Segundo o diretor executivo da Alagoas Ambiental, Henrique Milones, o grande desafio é acabar de vez com os lixões, oferecendo uma alternativa viável aos municípios, que hoje não tem capacidade financeira de construir e gerenciar um aterro sanitário.
O diretor ressalta ainda que todos os cuidados necessários com o meio ambiente serão tomados, como aconteceu no município de Pilar, que hoje já não possui mais lixão a céu aberto. “Nosso maior compromisso é com o meio ambiente e o bem estar da população. A audiência publica serve exatamente para mostrar aos moradores da região como ficará o aterro, e todo o trabalho que será executado, principalmente aqueles voltados a preservação ambiental. A participação de todos neste debate é muito importante”, ressaltou.
Segundo Henrique Milones, o aterro será polo regional, e receberá resíduos de origem domiciliar, comercial e da construção civil. Além disso, a área que hoje possui o aterro sanitário anterior, no município de Arapiraca, será feito um trabalho de encerramento e reurbanização. “No município de Pilar, onde há cinco meses instalamos a CTR do Pilar, o trabalho de recuperação do lixão está prosseguindo de maneira satisfatória, e onde, até então, o lixo era jogado, hoje temos uma área isolada, onde estamos reconstruindo a flora e vamos melhorar a qualidade de vida da população que vive no entorno”, disse.
Visita
Nesta quinta-feira, técnicos da Alagoas Ambiental visitaram os lixões de Craíbas e Arapiraca. Após a construção do aterro, a área será reflorestada. "Além de resíduos jogados ao longo do terreno, de qualquer jeito, foi possível ver crianças na área, correndo, brincando no meio de toda sujeira. Com a construção do aterro, faremos como foi feito em Pilar, e essa área será isolada, cuidada e reflorestada", explicou o engenheiro da Alagoas Ambiental, João Batista.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
