MP de Contas consegue liminar para assegurar recursos
O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) deferiu mais uma medida cautelar pleiteada pelo MP de Contas e determinou a indisponibilidade de valores recebidos judicialmente pelo Município de Palestina a título de recomposição de verbas vinculadas ao FUNDEF, visando assegurar que os recursos sejam aplicados obrigatoriamente em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público.
A decisão cautelar foi proferida monocraticamente pelo Conselheiro-Substituto Sérgio Ricardo Maciel e publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AL, na edição desta quarta-feira (16.03).
O MP de Contas busca assegurar que os recursos milionários dos precatórios do FUNDEF sejam utilizados exclusiva e obrigatoriamente na educação pública, como estabelece a Constituição Federal, as leis de regência e os precedentes do Superior Tribunal de Justiça, evitando, assim, que essa receita vinculada seja utilizada para outra finalidade diversa da educação básica.
O MP de Contas ressalta ainda que o fato de os recursos do FUNDEF serem pagos por meio de precatórios judiciais não retira o caráter vinculado dessa receita imposto pela Constituição Federal.
“O dever de aplicar os recursos dos Fundos em suas finalidades constitucionais e legais não nasce no momento em que as despesas são realizadas, mas no instante em que os recursos são devidos ao Fundo, posto que a arrecadação de tais valores é intrinsecamente vinculada às finalidades do Fundo.
Pensar de forma contrária conduziria ao absurdo de admitir que, com a revogação da Lei n. 9.424/1996, a União também não teria mais o dever de complementar os recursos do FUNDEF, ensejando a perda do objeto da ação, já que as regras que prevêem a aplicação dos recursos em determinada finalidade estariam revogadas. Por razões óbvias, isto não ocorreu.”
Últimas notícias
Órgãos de fiscalização promovem audiência pública sobre situação dos EJAI de Maceió
Vizinha relata detalhes do assassinato de Edneide e cobra justiça em Penedo
Tornados e tempestades causam estragos na região Sul do país; alerta permanece
Vídeo mostra homem sendo espancando a pauladas após suposta tentativa de estupro em Maceió
Deputado Fabio Costa critica governo Lula por não discutir maioridade penal na PEC da Segurança
Nova onda de ameaças de bomba afeta voos comerciais na Europa
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
