MP de Contas consegue liminar para assegurar recursos
O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) deferiu mais uma medida cautelar pleiteada pelo MP de Contas e determinou a indisponibilidade de valores recebidos judicialmente pelo Município de Palestina a título de recomposição de verbas vinculadas ao FUNDEF, visando assegurar que os recursos sejam aplicados obrigatoriamente em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público.
A decisão cautelar foi proferida monocraticamente pelo Conselheiro-Substituto Sérgio Ricardo Maciel e publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AL, na edição desta quarta-feira (16.03).
O MP de Contas busca assegurar que os recursos milionários dos precatórios do FUNDEF sejam utilizados exclusiva e obrigatoriamente na educação pública, como estabelece a Constituição Federal, as leis de regência e os precedentes do Superior Tribunal de Justiça, evitando, assim, que essa receita vinculada seja utilizada para outra finalidade diversa da educação básica.
O MP de Contas ressalta ainda que o fato de os recursos do FUNDEF serem pagos por meio de precatórios judiciais não retira o caráter vinculado dessa receita imposto pela Constituição Federal.
“O dever de aplicar os recursos dos Fundos em suas finalidades constitucionais e legais não nasce no momento em que as despesas são realizadas, mas no instante em que os recursos são devidos ao Fundo, posto que a arrecadação de tais valores é intrinsecamente vinculada às finalidades do Fundo.
Pensar de forma contrária conduziria ao absurdo de admitir que, com a revogação da Lei n. 9.424/1996, a União também não teria mais o dever de complementar os recursos do FUNDEF, ensejando a perda do objeto da ação, já que as regras que prevêem a aplicação dos recursos em determinada finalidade estariam revogadas. Por razões óbvias, isto não ocorreu.”
Últimas notícias
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
