Pesquisa aponta que venda de ovos será de 50%

O Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) realizou uma pesquisa inédita sobre a Intenção de Consumo na Páscoa, em Maceió. O objetivo foi mensurar a demanda para antever e comparar os níveis de consumo de produtos tradicionais nesse período, como ovos de páscoa, frutos do mar e vinhos.
De acordo com o levantamento, 49,3% dos entrevistados irão comprar ovos de Páscoa, enquanto 47,6% não comprarão e 2,8% não souberam opinar. Dentre os que irão adquirir este tipo de produto, 17,2 % presentearão os filhos; 9,1% aos cônjuges; 21,2% os parentes (incluindo-se aqui os netos) e 1,9% aos amigos.
Considerando a conjuntura econômica e a elevação nos preços, a pesquisa procurou saber se o consumidor irá substituir ovos de páscoa por barras de chocolate. Nesse contexto, apenas 14,9% afirmaram que sim, ficando os ovos tradicionais na preferência de 79,4% dos entrevistados.
A maior parte dos consumidores (17,4%) pretende gastar entre R$ 44 e R$54 na compra dos ovos de chocolate (caseiros ou industrializados). Na faixa compreendida entre R$10 e R$43 estão 26,1% dos entrevistados e na de R$55 e R$98, 19,7%. Acima de R$ 100 será a opção para 13,6%.
Em relação aos frutos do mar, 64,8% dos entrevistados irão comprá-los, ao contrário de 34,8%. No tocante aos valores que gastarão na aquisição das iguarias, 20,6% pretendem desembolsar até R$ 50; 25,3% entre R$ 51 e R$100; 19,8% entre R$ 101 e R$ 200; e 5,3% pagarão entre R$ 201 e R$ 300. A faixa que vai acima de R$ 301 será a opção para 4,5%.
O vinho será o acompanhamento dos pratos dos frutos de mar para 31% dos entrevistados. Já 68,1% disseram que não compraram a bebida durante a páscoa.
A forma de pagamento escolhida pela maioria dos entrevistados (52,7%) para pagar os produtos de Páscoa será à vista em dinheiro, ficando a modalidade à vista via cartão de débito em segundo lugar, com 16,8% da preferência. O rotativo do cartão de crédito será a escolha de 9,8% e, na forma parcelada, a opção para 10,2%.
A pesquisa do Instituto Fecomércio indica, ainda, a preferência dos consumidores sobre o local para adquirir os produtos de páscoa. A liderança ficou com os supermercados com 51,4%, seguidos pelas lojas de shopping (13,6%) e pelo Mercado da Produção (12,7%). As lojas de bairro serão escolhidas por 4,9%, enquanto o Centro de Maceió terá 2,8% da preferência. O comércio informal foi apontado por 4,2% dos entrevistados.
Entre os motivos que influenciam a escolha do local de compra, os preços aparecem em destaque com 35,2%. Já para 13,8%, a qualidade do produto é o fator motivador da escolha do estabelecimento. Outros motivos também foram indicados pelos consumidores: variedade (12,7%), promoções (9,3%) e disposição da vitrine (0,6%). E 8,5% já saem de casa sabendo o que comprarão.
Perfil dos entrevistados
A pesquisa abordou a população maior de 18 anos e que sejam participantes da população economicamente ativa. Dos entrevistados, 60,1% foram do sexo feminino e 39,9% do masculino. A maioria tinha escolaridade de nível superior (44,4%) e de ensino médio (38,9%) e a renda foi variada: entre dois e quatro salários mínimos (52%), entre cinco e nove (28,2%), entre até um salário mínimo (6%). A faixa compreendida acima de 10 salários foi de 11,5%.
A pesquisa do Instituto Fecomércio ouviu 529 pessoas nos dias 10 e 11 de março. A amostragem tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%, sendo 2,5% para mais e 2,5% para men
Últimas notícias

Suspeito de participação em tripla tentativa de homicídio no Tabuleiro é preso

Lira deve manter controle sob órgãos federais em AL mesmo com o PP fora do governo Lula

Dantas sai em defesa de Paulão e defende mandato do petista na Câmara dos Deputados

Cobra rara surpreende ao nascer com duas cabeças, que brigam entre si

Dançarino fantasiado de 'Fofão' cai de telhado em apresentação em MG

Senado defende regras atuais do impeachment de ministros do STF em resposta ao Supremo
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
