Alagoas

Alta de mais 60% da farinha de mandioca preocupa a Cooperagro

Por Redação com Bccom Assessoria 18/03/2016 18h06

A valorização do preço da farinha da mandioca tem preocupado a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro). De fevereiro a março deste ano, a farinha obteve uma alta de 62%, o que atinge diretamente o consumidor.

Subindo de R$ 80,00 para R$ 130,00 no mercado nacional, o aumento, que poderia ser uma vantagem para o produtor, pode diminuir o número de vendas de produtos que usam a farinha de mandioca como matéria-prima, uma queda negativa para toda a cadeia produtiva.

 “O aumento valoriza o produtor de mandioca, mas gera um impacto que afeta a indústria e segue diretamente para o varejo. O produto que chega ao consumidor precisa ser reajustado para não desvalorizar a produção, mas com uma alta 60% o produto pode deixar de ser consumido”, explica o presidente da Cooperagro, Eloisio Lopes.

Ainda de acordo com presidente, é preciso esperar o mercado se estabilize para realizar um reajuste de preço que esteja dentro da capacidade de ser absorvido pelo consumidor final e que favoreça tanto o agricultor quanto o produtor que utiliza a farinha de mandioca como a matéria-prima.