Infectologista esclarece diferenças entre Zika e alergias

Alagoas e o restante do país passam por um momento de luta contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Zika, Dengue e Chikungunya. E, para esclarecer a população, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) detalha as diferenças entre a infecção por Zika e reações alérgicas, que muitas vezes são confundidas.
De acordo com a infectologista Luciana Pacheco, os sintomas são similares e podem ser confundidos pelos pacientes. “A principal recomendação é que, em casos de suspeita, procurar a orientação de um profissional médico”, destacou. Ela acrescenta que o diagnóstico é feito com base nos sintomas e histórico clínico de cada paciente. “Após a identificação do problema ele é orientado e medicado de acordo com a necessidade”, ressaltou a médica.
A infectologista lembrou ainda que como os sintomas são similares existe uma procura muito intensa por parte dos pacientes a serviços de assistência especializados a exemplo do Hospital Escola Hélvio Auto.
“As manchas vermelhas na pele quase sempre estão presentes nos duas situações, porém no caso da Zika essas manchas somem do corpo do paciente em torno de três dias, diferentemente de alergias na pele que se não tratadas permanecem por períodos maiores”, esclareceu.
Outros sintomas, no caso de infecção por vírus da Zika, mais comuns são febre baixa e dores na articulação. A infectologista reforçou que em casos de suspeita o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima, como unidades do Programa de Saúde da Família e ambulatórios.
“Unidades de referência, como o Hospital Hélvio Auto, devem ser acionadas em casos mais graves e apenas através de encaminhamento das unidades que atendem na atenção primária”, ensinou.
Últimas notícias

Mulher sofre múltiplas faturas após ser agredida pelo ex-companheiro

Jovem de 24 anos é encontrado morto com marcas de agressão em Marechal Deodoro

Dado Dolabella se pronuncia após polêmica com Wanessa Camargo; veja

Deputado Leonam Pinheiro repudia assassinato de mulher morta a facadas no Jacintinho

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
