Infectologista esclarece diferenças entre Zika e alergias
Alagoas e o restante do país passam por um momento de luta contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Zika, Dengue e Chikungunya. E, para esclarecer a população, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) detalha as diferenças entre a infecção por Zika e reações alérgicas, que muitas vezes são confundidas.
De acordo com a infectologista Luciana Pacheco, os sintomas são similares e podem ser confundidos pelos pacientes. “A principal recomendação é que, em casos de suspeita, procurar a orientação de um profissional médico”, destacou. Ela acrescenta que o diagnóstico é feito com base nos sintomas e histórico clínico de cada paciente. “Após a identificação do problema ele é orientado e medicado de acordo com a necessidade”, ressaltou a médica.
A infectologista lembrou ainda que como os sintomas são similares existe uma procura muito intensa por parte dos pacientes a serviços de assistência especializados a exemplo do Hospital Escola Hélvio Auto.
“As manchas vermelhas na pele quase sempre estão presentes nos duas situações, porém no caso da Zika essas manchas somem do corpo do paciente em torno de três dias, diferentemente de alergias na pele que se não tratadas permanecem por períodos maiores”, esclareceu.
Outros sintomas, no caso de infecção por vírus da Zika, mais comuns são febre baixa e dores na articulação. A infectologista reforçou que em casos de suspeita o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima, como unidades do Programa de Saúde da Família e ambulatórios.
“Unidades de referência, como o Hospital Hélvio Auto, devem ser acionadas em casos mais graves e apenas através de encaminhamento das unidades que atendem na atenção primária”, ensinou.
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
