Defesa Civil inicia plano de contingência para eventuais desastres naturais

Em Alagoas, o clima é de muito sol e altas temperaturas na maior parte do ano. Mesmo assim, o Estado está sujeito a períodos de fortes chuvas, com sérias consequências para a população, principalmente as que residem em áreas de risco. Pensando nisso, a Defesa Civil do Estado começa a se preparar para eventuais desastres naturais.
Um plano de contingência para esses casos foi discutido na segunda-feira (21), com o objetivo de organizar e saber o que cada órgão deve fazer em casos de desastres naturais.
Órgãos como as secretarias de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Esporte e Lazer (SEE), além da Casal e Instituto de Meio Ambiente (IMA) participaram da reunião.
O coordenador da Defesa Civil, major Moisés Henrique, destacou que o plano de contingência é para que não haja desorganização e que a população, num eventual desastre, não seja mais afetada.
“Estamos integrando os órgãos para que cada um saiba seu papel em caso de necessidade. O plano está pronto, mas pode sempre ser melhorado. Ele existe para o caso de anormalidade, para que o resgate possa acontecer da forma mais rápida possível, salvaguardando vidas”, enfatizou o major.
O coordenador explicou que o plano de contingência está dividido em três etapas. A primeira delas já foi concluída, com a reunião dos órgãos para discutir o plano. A segunda etapa, segundo explicou o major Moisés, será discutida em reunião no próximo dia 30, quando serão definidos o dia, horário e local de uma simulação de desastre natural, com a participarão do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de salvamento, que estão preparados para agir em ocorrências como essa.
“Tudo tem que estar pronto e todos devem estar preparados para que não haja erro e, principalmente, vidas sejam salvas”, disse o coordenador da Defesa Civil de Alagoas.
A terceira e última etapa consiste na apresentação do plano de contingência aos municípios e saber deles qual a estrutura das cidades, para que, em caso de desastres naturais, a Defesa Civil possa, juntamente com os municípios, dar toda assistência à população.
Últimas notícias

Mandato com diálogo: vereadora destaca projetos construídos com participação popular em Maceió

Em tempo recorde, Prefeitura de Girau revitaliza estradas da Zona Rural durante período chuvoso

Arapiraca sedia Final do Concurso de Quadrilhas do estado neste final de semana

Com sete casos de meningite em Alagoas, Sesau reforça medidas de prevenção

Sistema da Casal em Rio Largo vai passar por manutenção preventiva nos dias 10 e 24 de julho

Foragido da Justiça de São Paulo é preso pela Polícia Civil em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
