Lideres comentam sobre a importância da Páscoa para diversas religiões

Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo. De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As celebrações começam no Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, na Sexta Feira Santa é a lembrança da crucificação, terminando no Domingo de Páscoa, que marca a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.
Etimologicamente, o termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. Em razão da importância da data, ouvimos para o programa Comando Geral ( Novo Nordeste AM) e portal 7 Segundos, representantes de diferentes credos, que falaram sobre a importância desse período para eles.
Igreja Católica
O padre Antenor Júnior, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Jardim de Maria, enfatizou que, para os católicos, esse período representa o ponto central do nascimento da vida. “Mas é bom salientar que essa semana santa diz respeito a nós, tudo aconteceu por nós e para nós. Cristo sofreu por nós, morreu por nós e ressuscitou por nós. Para também se revelar aquilo que disse São Paulo na carta aos Romanos, se nós morremos com Cristo, temos a certeza que ressuscitaremos com ele”, concluiu.
Igreja Evangélica
O pastor Frederico Gustavo, da Igreja Pentecostal Renascer em Cristo, destacou o sentido da Páscoa como uma passagem. Lembrou sua origem no Antigo Testamento, no capítulo 12, do Livro do Êxodo, que é considerada por muitos a passagem mais importante da história do povo de Israel, pois até então os israelitas viviam como escravos e essa libertação deu origem a primeira páscoa.” Já no Novo Testamento a Páscoa é, de fato, a comemoração da ressurreição de Cristo. Cristo veio, com o sacrifício eterno, na proporção de dar a toda humanidade, perdão de todos os seus pecados”, explicou.
Visão Espírita
De acordo com o médico Jean Rafael, os kardecistas respeitam o simbolismo da páscoa. “Mas deve ser feita uma reflexão que Jesus é o modelo e guia da humanidade. Portanto, além desse período, todos os dias do ano, devemos buscar a reafirmação e o compromisso com os ensinamentos do nosso mestre. Seus exemplos devem sempre nos inspirar na busca por nossa mudança interior e, principalmente, pelo progresso do nosso planeta”.
Religiões Afro descendentes
O babalorixá Alex Gomes destacou que na África sempre existiu um período chamado Lorogun, onde são feitas penitencias e orações pelos Orixás, semelhante ao que é feito na Quaresma. “Por isso, nesse período todos os terreiros de candomblé ficam fechados e não são feitos toques, não apenas em respeito ao cristo, mas mantendo essa tradição que já existia na África. Para nós a sexta feira é santa o ano inteiro, uma vez que vestimos o branco e fazemos abstinência de carnes e bebidas. Pra nós a páscoa é momento de reflexão, de se resguardar para que possamos alcançar a misericórdia”, explicou.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
