CCZ realiza campanha de vacinação antirrábica
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove no dia 02 de abril, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A meta da campanha é garantir a imunização de 80% do total de cães e gatos da capital alagoana, perfazendo no mínimo 112.956 doses aplicadas.
No Dia D da campanha, serão disponibilizados, das 8h às 17h, 190 postos de vacinação entre fixos e volantes no município de Maceió. Os pontos estão distribuídos em postos de saúde, escolas, associações, terminais rodoviários, igrejas, praças, shoppings, mini pronto socorros, centos comunitários, estabelecimentos comerciais e PM BOX.
Segundo Jéssica Bezerra, coordenadora das Ações de Controle da Raiva do CCZ, o objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica é interromper a transmissão da raiva na população animal. “Interrompendo a transmissão nos animais também vamos inviabilizar a possibilidade de contaminação do ser humano”, destacou.
A Campanha Antirrábica também contará com uma etapa rural, no período de 04 a 08 de abril, com equipes de agentes de endemias visitando residências e pequenas propriedades rurais em localidades mais distantes e de difícil acesso, como nos bairros de Fernão Velho, Ipioca, Pescaria e algumas localidades do Benedito Bentes.
Jéssica lembra aos donos dos animais que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 90 dias de nascidos e a imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarreia, caquexia, entre outras), que tenham tido febre nas 24 horas antecedentes à aplicação da antirrábica ou fêmeas em período de gestação.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. O cão é o principal hospedeiro do ciclo urbano e a relação de proximidade com o homem evidencia a condição de zoonose da doença. Os cães transmitem o vírus entre si ou eventualmente, em geral em episódios envolvendo morcegos, de animais de outras espécies.
Confira os locais de vacinação aqui.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
