CCZ realiza campanha de vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove no dia 02 de abril, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A meta da campanha é garantir a imunização de 80% do total de cães e gatos da capital alagoana, perfazendo no mínimo 112.956 doses aplicadas.
No Dia D da campanha, serão disponibilizados, das 8h às 17h, 190 postos de vacinação entre fixos e volantes no município de Maceió. Os pontos estão distribuídos em postos de saúde, escolas, associações, terminais rodoviários, igrejas, praças, shoppings, mini pronto socorros, centos comunitários, estabelecimentos comerciais e PM BOX.
Segundo Jéssica Bezerra, coordenadora das Ações de Controle da Raiva do CCZ, o objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica é interromper a transmissão da raiva na população animal. “Interrompendo a transmissão nos animais também vamos inviabilizar a possibilidade de contaminação do ser humano”, destacou.
A Campanha Antirrábica também contará com uma etapa rural, no período de 04 a 08 de abril, com equipes de agentes de endemias visitando residências e pequenas propriedades rurais em localidades mais distantes e de difícil acesso, como nos bairros de Fernão Velho, Ipioca, Pescaria e algumas localidades do Benedito Bentes.
Jéssica lembra aos donos dos animais que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 90 dias de nascidos e a imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarreia, caquexia, entre outras), que tenham tido febre nas 24 horas antecedentes à aplicação da antirrábica ou fêmeas em período de gestação.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. O cão é o principal hospedeiro do ciclo urbano e a relação de proximidade com o homem evidencia a condição de zoonose da doença. Os cães transmitem o vírus entre si ou eventualmente, em geral em episódios envolvendo morcegos, de animais de outras espécies.
Confira os locais de vacinação aqui.
Últimas notícias

Tia Júlia se reúne com senador Renan Calheiros e reforça pedidos por demandas essenciais para Palmeira

Prefeitura de Palmeira inicia inscrições para Processo Seletivo da Educação

Ação Penedo Contra o Sarampo alerta sobre a importância da vacinação

Prefeita Tia Júlia e vice Sheila Duarte cumprem agenda em Brasília para tratar demandas de Palmeira

Ministro dos Portos e Aeroportos anuncia investimentos para construção do Aeroporto de Arapiraca

Justiça condena empresário e corretor por agressão a Henry Castelli em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
