Projeto Robótica leva inovação ao ensino de ciências exatas
A busca pela inovação no ensino das ciências exatas nas escolas públicas estaduais e o fomento pelo interesse à ciência e tecnologia. Estes são os propósitos do Projeto Robótica, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que contemplará 50 unidades alagoanas com laboratórios de robótica e formação para 100 professores que lecionam ciências exatas. Ao todo, 50 mil alunos serão beneficiados pelo projeto. A aula inaugural do projeto ocorreu na segunda-feira (28) em evento no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara.
A iniciativa surgiu a partir da experiência exitosa de duas escolas estaduais na área de robótica: Edmilson Pontes, de Maceió, e Ana Lins, de São Miguel dos Campos. A primeira, que conta com professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolvendo projetos com seus estudantes, representou a rede estadual na etapa alagoana da Olimpíada Brasileira de Robótica em 2015, enquanto a segunda expôs seu projeto de mão biônica em mostras científicas em Pernambuco e Minas Gerais, sendo também vencedora da última edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal).
“Em ambas as escolas, percebemos como o projeto teve um grande envolvimento dos alunos, motivando-os para o aprendizado das ciências exatas, que são tradicionalmente vistas como de difícil assimilação. Por meio desse projeto, queremos fazer com que o estudante se encante com essa área, familiarizando-se com questões relativas à programação, engenharia, dentre outros”, destaca a secretária executiva da Educação, Laura Souza. “Inicialmente, começaremos com 50 escolas, mas a ideia é estender esse projeto para toda a rede estadual”, complementa a gestora.
Formação
Cada uma das 50 escolas contempladas vai receber laboratórios com armários e três kits de peças. Por meio destas ferramentas, os professores poderão trabalhar com seus alunos a elaboração de projetos nas áreas de robótica.
Para manipular estes kits, a Seduc, em parceria com a empresa Modelix e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), promove formação com 100 professores a partir desta terça-feira (29) no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Nesta formação, o educador vai aprender a manusear as peças do laboratório e como trabalhá-las em aulas práticas com seus alunos.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
