Projeto Robótica leva inovação ao ensino de ciências exatas

A busca pela inovação no ensino das ciências exatas nas escolas públicas estaduais e o fomento pelo interesse à ciência e tecnologia. Estes são os propósitos do Projeto Robótica, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que contemplará 50 unidades alagoanas com laboratórios de robótica e formação para 100 professores que lecionam ciências exatas. Ao todo, 50 mil alunos serão beneficiados pelo projeto. A aula inaugural do projeto ocorreu na segunda-feira (28) em evento no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara.
A iniciativa surgiu a partir da experiência exitosa de duas escolas estaduais na área de robótica: Edmilson Pontes, de Maceió, e Ana Lins, de São Miguel dos Campos. A primeira, que conta com professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolvendo projetos com seus estudantes, representou a rede estadual na etapa alagoana da Olimpíada Brasileira de Robótica em 2015, enquanto a segunda expôs seu projeto de mão biônica em mostras científicas em Pernambuco e Minas Gerais, sendo também vencedora da última edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal).
“Em ambas as escolas, percebemos como o projeto teve um grande envolvimento dos alunos, motivando-os para o aprendizado das ciências exatas, que são tradicionalmente vistas como de difícil assimilação. Por meio desse projeto, queremos fazer com que o estudante se encante com essa área, familiarizando-se com questões relativas à programação, engenharia, dentre outros”, destaca a secretária executiva da Educação, Laura Souza. “Inicialmente, começaremos com 50 escolas, mas a ideia é estender esse projeto para toda a rede estadual”, complementa a gestora.
Formação
Cada uma das 50 escolas contempladas vai receber laboratórios com armários e três kits de peças. Por meio destas ferramentas, os professores poderão trabalhar com seus alunos a elaboração de projetos nas áreas de robótica.
Para manipular estes kits, a Seduc, em parceria com a empresa Modelix e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), promove formação com 100 professores a partir desta terça-feira (29) no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Nesta formação, o educador vai aprender a manusear as peças do laboratório e como trabalhá-las em aulas práticas com seus alunos.
Últimas notícias

Programa de Penedo sobre BPC será modelo em capacitação para municípios de AL

Semifinal da Liga Arapiraquense de Futsal e Copa Alagoana de Vôlei agitarão o Clube do Servidor de Arapiraca

Ônibus que caiu na Serra da Barriga não sofreu falhas mecânicas; perícia diz que falha humana é hipótese mais provável

Lulistas alagoanos comemoram operação contra Bolsonaro: ‘Ninguém está acima da lei’

Chegada de Dudu Hollanda à Assembleia Legislativa joga Galba Novaes de escanteio

Alfredo Gaspar deixará o União Brasil se o partido firmar aliança com Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
