Central Já! incentiva pais a emitirem RG para bebês

Você sabia que o seu filho, ainda que recém-nascido, pode fazer uma carteira de identidade? O Registro Geral (RG) é um documento fundamental para qualquer cidadão brasileiro e tem suma importância em diversos tipos de atividades, em todo território nacional. No entanto, o que poucos sabem é que a importância não se limita aos adultos. Para as crianças, mais necessariamente os bebês, ter o documento pode ajudar, e muito, os seus responsáveis em situações cotidianas.
Segundo a Superintendência de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a retirada do documento pode trazer uma série de vantagens para os pais.
“A Carteira de Identidade é um documento mais seguro que a Certidão e Nascimento. O RG permite a identificação completa, com registro de imagem das características faciais na foto e o registro das impressões digitais. Além disso, o documento substitui a Certidão nos casos de viagens ou consultas médicas em planos de saúde e ainda garante a identificação da criança em qualquer situação, inclusive em casos de acidentes ou desaparecimento”, alerta o superintendente Luciano Modesto.
Para promover o incentivo da crescente procura dos serviços nas Centrais Já! alagoanas, a Secretaria tem buscado alertar as famílias sobre as vantagens de ter o documento de identificação dos pequeninos.
Carregando o menor no colo, os pais que comparecem às Centrais Já! têm direito ao atendimento preferencial no momento de tirar o RG e, para maior comodidade, no período de apenas uma semana após a solicitação, o documento já está pronto.
Prevenido
A manhã da última terça-feira (12) foi diferente para o menino Enzo Sarmento, de apenas um ano e dois meses de vida. Levado pelo seu pai, Thiago Sarmento, à Central Já! Farol, o bebê terá o seu documento de identidade e vai garantir sua cidadania, desde bem cedo.
“Resolvi que iria trazê-lo desde quando o levei para visitar o estádio de futebol e exigiram a apresentação da certidão, mas eu não estava com o documento em mãos”, confessou o pai, que antes de ir ao posto de atendimento, havia se informado sobre o que era preciso levar para garantir a carteira de RG do seu pequeno.
“Antes de pedir a emissão da identidade, o ideal é que os pais providenciem o CPF da criança, como eu fiz, pois no RG já sairá impresso o número de identificação que valerá por toda a vida. Outra vantagem, nesse caso, é a facilidade para abertura de uma conta bancária destinada aos menores”, finalizou o pai.
Para o secretário Christian Teixeira, gestor titular da Seplag, o documento é uma garantia a mais em termos de segurança. “Já vi situações em que crianças foram levadas com apenas alguns dias de vida para fazer a identidade. Achei a atitude do pai de Enzo, além de cidadã, exemplar. É muito bom saber que os serviços do Já! podem contribuir para os cidadãos alagoanos desde tão cedo”, reforçou Teixeira.
Vale lembrar que o RG é direito de todo o brasileiro. A primeira via desse documento é gratuita e para solicitar sua emissão, basta levar a qualquer unidade Já! a Certidão de Nascimento e CPF (quando houver).
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
