Seagri discute parceria com universidade dos EUA em projetos de aquicultura
Desenvolvimento da piscicultura no Canal do Sertão e da pesca esportiva no Rio São Francisco terão apoio de técnicos da Universidade de Auburn
Uma comitiva da Universidade de Auburn, no Alabama (EUA), visitou o Estado de Alagoas nesta semana para trocar experiências e passar conhecimentos em aquicultura aplicados naquele país, com atenção especial para o cultivo de ostras. A visita foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Sebrae e com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).
Na segunda-feira (11), a comitiva comandada pelo professor doutor William Walton foi recepcionada no município de Porto Real do Colégio, na região do Baixo São Francisco, e conheceu empreendimentos no cultivo de ostras no lado alagoano e no lado sergipano do Velho Chico.
No dia seguinte, os especialistas estrangeiros conheceram a unidade depuradora de ostras no município de Coruripe, coordenada pela Seagri e pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). De acordo com o assessor especial da secretaria, Edson Maruta, os americanos ficaram interessados pelo sistema de operação da unidade.
“A equipe da Universidade de Auburn realizou uma visita técnica à depuradora, onde fizeram muitas observações quanto ao aperfeiçoamento das práticas desenvolvidas no local, inclusive com relação às estratégias de logística de armazenamento e comercialização dos produtos”, explicou Maruta.
Ainda na terça-feira (12), os técnicos do Alabama estiveram reunidos, em Maceió, com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, para discutir projetos voltados para a aquicultura alagoana. “Por determinação do governador Renan Filho, estamos realizando um diagnóstico para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura do Estado”, disse o secretário. Na reunião com os americanos, Vasconcelos apresentou a possibilidade de parcerias em três linhas de ação.
“Podemos trabalhar na retomada das pesquisas em reprodução e produção de larvas do camarão pitu no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em Piranhas. Também discutimos o apoio da universidade no desenvolvimento da pesca esportiva ao longo do rio São Francisco, uma vez que o Estado do Alabama tem grande experiência nesse segmento. Por fim, iniciamos as conversas para execução de projetos para estruturar a atividade da piscicultura ao longo do Canal do Sertão”, disse o secretário.
Ostreicultura
Na quarta-feira (13), a Seagri, o Sebrae e a Codevasf realizaram o seminário sobre experiências exitosas e casos de sucesso na ostreicultura brasileira. Técnicos de todo o Brasil participaram do encontro, bem como a comitiva de especialistas da Universidade de Auburn, que apresentaram o processo de implantação do cultivo e pesquisa em ostreicultura no Golfo do México, onde 16 empreendimentos nessa atividade foram instalados desde 2008. O fomento e a incubação de empresas, bem como as pesquisas na melhoria genética das sementes de ostras brasileiras também foram tema de discussão.
Segundo o coordenador de Revitalização da Codesvasf nacional, Eduardo Motta, a visita da equipe coordenada pelo professor William Walton serviu como incentivo ao crescimento da aquicultura na Bacia do São Francisco.
“Eles ficaram admirados com o que viram, mas apontaram a necessidade de um maior empreendedorismo e uma abrangência maior da atividade, a partir da potencialidade gigantesca encontrada na região. Aqui, os especialistas americanos puderam apresentar alternativas de desenvolvimento da aquicultura e na composição dos estoques pesqueiros, que estão em declínio na Bacia do São Francisco”, afirmou Motta.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
