Setor de Serviços mantém-se dinâmico em tempos de crise em AL, aponta pesquisa
Em pesquisa divulgada ontem (13/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a dinâmica de vendas e receita nominal do setor de Serviços na economia brasileira, demonstrou que Alagoas, mesmo num cenário de crise, obteve o melhor desempenho em relação ao volume de serviços prestados do Nordeste ao apresentar um crescimento de 5,5% quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, e o quinto melhor resultado dentre os 27 estados da federação, ficando atrás apenas de Rondônia, Roraima, Distrito Federal e Mato Grosso.
A média brasileira para o volume de serviços prestados em fevereiro foi negativa em 4%, enquanto Alagoas vem se destacando de forma positiva e já acumula, no ano, alta de 5,9% no volume de serviços.
Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Wilton Malta, um dos fatores que tem contribuído para esse resultado é a alta do dólar.
“As atividades turísticas que compõem o setor de serviços de Alagoas continuam mantendo um bom desempenho como fruto de uma moeda desvalorizada, pois cria um maior fluxo de turistas domésticos para os estados do Nordeste e uma maior quantidade de turistas estrangeiros que aproveitam os preços mais baratos da região”, avalia.
O gestor da Federação explica que esse aumento de fluxo beneficia a economia, pois para atender a essa demanda crescente, o setor acaba contratando mão de obra, beneficiando não apenas a área do turismo, mas também áreas como transporte, comunicação, alojamento, alimentação e administração de imóveis, dentre outras, além do próprio comércio.
“Alagoas continua o seu desempenho positivo também na geração de empregos. Na contramão de outros setores, o de serviços já criou, pelo menos, 1.140 empregos diretos. Podemos dizer que é um dos poucos setores que se mantém dinâmico em meio à crise”, pondera.
O levantamento do IBGE demonstra que, quando observada a variação da receita nominal do setor de serviços no período, Alagoas manteve-se com o melhor desempenho dos Estados nordestinos, apresentando 10% de crescimento em fevereiro, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, e o quinto melhor desempenho do Brasil, enquanto a média nacional foi de um crescimento da receita de apenas 1,9%. No ano, a receita nominal do setor de serviços em Alagoas acumula alta de 9,2%.
Turismo
A análise do presidente da Fecomércio vai ao encontro de dados técnicos do turismo em Alagoas. Segundo as estatísticas da Infraero para o mês de março, a quantidade de embarque de Maceió para outras regiões do país e do mundo foi de 79.949; um valor 0,81% menor do que no mesmo mês do ano passado.
Porém, a quantidade de desembarcados na capital alagoana contabilizou 76.792, ficando 1,12% superior ao mesmo período do ano passado. No total, o embarque acumulado até março foi de 293.690, o que representa um valor 1,37% superior a março de 2015. Já o valor acumulado de desembarque foi de 272.215; 4,73% superior ao registrado no período do ano passado.
E os dados divulgados pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag) sobre o desempenho das atividades turísticas de fevereiro também registram o bom momento do setor. Os indicadores da rede hoteleira de Alagoas demonstram uma taxa de ocupação média dos hotéis de 77,6%, percentual superior a fevereiro de 2015, quando registrou 71,2%.
A taxa de permanência média também apresentou elevação, saindo de 4,1 dias para 4,4 dias contra 4,1 dias. O mesmo aconteceu com o fluxo de hóspedes, que em fevereiro foi de 62.786 (contra 55.212 no mesmo mês de 2015
Últimas notícias

Pacientes autistas ganham dia de lazer em resort de Maragogi

Alunos de Psicologia promovem campanha de conscientização sobre Autismo em faculdade de Arapiraca

Olho D’Água das Flores recebe mutirão de documentação para trabalhadores rurais

MP recomenda transporte escolar para alunos da educação infantil em Delmiro Gouveia

Presidente do Banco Central anuncia inovações para o Pix

Deputado Alfredo Gaspar defende rigor na renovação de concessões de energia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
