II Expomandioca fortalece a atividade de produtores no Agreste

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste, realiza, entre os dias 18 e 20 de abril, a II Expomandioca, com apresentação e comercialização dos produtos e seus derivados.
O encontro, que faz alusão ao Dia Nacional da Mandioca - celebrado no dia 22 de abril - acontecerá na praça Luiz Pereira Lima, antiga praça da prefeitura, no município de Arapiraca.
Como uma oportunidade de integração e vendas para os produtores, o evento promove o acesso às informações diretas sobre produção e beneficiamento, levando em consideração o trabalho de parceria entre desenvolvimento e sustentabilidade.
“A ocasião deve garantir, sobretudo, o acesso do público aos produtos. A maioria dos integrantes do Arranjo Produtivo Mandioca no Agreste são agricultores familiares que ainda não chegaram totalmente ao mercado. Temos 17 organizações que trabalham sob a perspectiva de agregar valor à mandioca, por meio da diversificação dos produtos, produção de bolos, gomas e doces, inserindo-os no cenário empreendedor”, afirma o gestor do APL, Diego Dias Fernandes.
Pelo cronograma haverá exposição dos produtos à base de mandioca na segunda-feira (18), de 8h às 12h, e na terça (19), no mesmo horário. Seguindo a tônica do desenvolvimento sustentável, na quarta-feira (20), às 8h, será feita uma visita técnica à Fecularia do Agreste, para conhecer na prática a utilização de biodigestores, um modelo rentável e atrelado à preservação ambiental, por proporcionar a diminuição do uso de madeira no processo de produção e o fornecimento de energia.
Fórum da Mandioca - Complementando a programação da II Expomandioca, ainda na quarta-feira (20) será realizado, às 10h, no auditório do Sebrae, o Fórum da Mandioca, reunindo empresários e produtores em um momento voltado para debate sobre as perspectivas de mercado, estratégias de comercialização e desenvolvimento do setor em Alagoas.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, o fórum funciona, ainda, como espaço de discussão sobre as principais demandas do território.
“Nós poderemos identificar como está a atual produção e trabalhar para resolver os desafios encontrados pelos produtores, com foco em processos como o acesso ao mercado, marketing e a otimização do trabalho”, explica Giselle Mascarenhas.
Encerrando o evento, às 14h, será realizada a Reunião da Câmara Setorial da Mandioca,também no auditório do Sebrae.
A ação é fruto de uma parceria entre o APL Mandioca no Agreste, que integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Sedetur, e Sebrae, Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca, Cooperativa dos Pequenos Produtores Organizados (Cooperagro), Desenvolve, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Últimas notícias

Princípio de incêndio em supermercado assusta funcionários em Rio Largo

Jovem assassinado em Delmiro Gouveia tinha ligação com CV, aponta Polícia Civil

Polícia apreende motocicletas com escapamento ‘coiote’ em Maragogi

Após execução de delegado, promotor defende proteção vitalícia de autoridades que atuam contra o crime organizado

Execução de ex-delegado-geral teve mais de 20 tiros de fuzil

Hytalo Santos e marido submetiam menores a procedimentos estéticos e tatuagens, diz denúncia do MP
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
