Pestalozzi Arapiraca vai realizar VI Seminário Pedagógico para "Aprender a conviver com a diferença"
A inclusão é um processo desafiador. Tanto para educadores quanto para a sociedade. O processo é ainda mais complexo quando se trata de alunos com deficiência intelectual, autismo ou síndrome de down. Para debater a convivência com a diferença, a Associação Pesalozzi de Arapiraca vai realizar o VI Seminário Pedagógico com o tema "Aprendendo a Viver com a Diferença", na próxima quarta-feira (4) e sexta-feira (6).
Com o objetivo de proporcionar aos pais, cuidadores, estudantes, professores, profissionais de saúde e educação conhecimentos relacionados às deficiências intelectuais, o VI Seminário Pedagógico da Pestalozzi terá início no auditório da Unimed Metropolitana do Agreste, no bairro Cavaco.
A partir das 18 horas, a psicóloga Maria Eliza Grachi, de São Paulo, vai falar sobre a "Aplicabilidade do Método Teacch". Ela é mestre em Educação Especial.
Já na sexta-feira (6), o seminário será realizado no auditório do Planetário Municipal, no Lago da Perucaba, a partir das 8 horas da manhã, com a presença de três palestrantes, entre eles o autista Nelson Marra, estudante de Psicologia, no Rio de Janeiro. Ele vai abordar o tema "A criança com autismo na escola".
Após um intervalo, o seminário terá continuidade com a palestra da psicóloga e escritora Ana Parreira, de São Paulo, que fará duas palestras. A primeira será sobre "Asperger e Autista na vida adulta". A segunda terá o tema "Água de beber o autista e a família".
No início da tarde de sexta-feira, a palestra será sobre "A diversidade na escola" com o professor e escritor Eugênio Cunha, do Rio de Janeiro, que também encerrará o cilco de palestras do seminário pedagógico.
Atendimento especializado
De acordo com a diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi (CAEEP), Josete Miranda, um dos maiores desafios do seminário é incluir socialmente os alunos, uma vez que a escola é o segundo núcleo social o qual o indivíduo pertence.
"Então é importante que o professor conheça o processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e sem esse conhecimento todo o processo de aprendizagem é prejudicado", avaliou Josete Miranda.
A diretora afirma, sobretudo, a importância de as famílias e todas as pessoas envolvidas com as pessoas com tais deficiências, no sentido de ouvir os profissionais renomados no assunto.
"Dessa forma interativa com quem se aprofunda no assunto e sabe lidar com as pessoas com tais deficiências é que podemos compreender melhor o mundo de cada um e, assim, contribuir para o desenvolvimento de todos", afirmou Jasete Miranda.
Inscrições
As inscrições para o VI Seminário Pedagógico da Associação Pestalozzi de Arapiraca custará R$ 80,00 para estudante e R$ 100,00 para profissionais poderão ser feitas pela internet no site www.pestalozziarapiraca.com.br
Os interessandos também podem se inscrever no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEEP), na Rua José Cícero Ferreira, 65, ou ainda no Centro de Reabilitação Luiz Felipe Alves Pereira Lima, na Rua Minervina Francisca da Conceição, no bairro Itapuã. Os telefones são: (82) 3539-4356 e 3530-8330.
Assista ao vídeo com a entrevista da diretora Josete Miranda que fala sobre o semináro ao Portal 7 Segundos:
Últimas notícias
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Operação Rastreio em AL e mais dez estados mira revenda de celulares roubados
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Há mais de um ano, médica que matou ex-marido denunciava abusos contra a filha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
