Fechadas desde 2015, duas fábricas de laticínios serão inauguradas no Sertão de Alagoas
Com as atividades suspensas desde novembro de 2015 por causa do funcionamento clandestino, duas fábricas de laticínios, as empresas São Félix e Gabriel, vão ser reinauguradas em Major Izidoro, nesta quarta-feira (4), no Sertão de Alagoas.
Com a regularização devido às ações da Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) e inspeção da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), as empresas se regularizaram e vão funcionar dentro das normas sanitárias e higiênicas previstas em lei.
De acordo com a Adeal, as duas empresas, mesmo após terem os registros suspensos, apresentaram resistência à adequação da legislação. No entanto, após serem alertadas para os riscos à saúde pública e ao meio ambiente, as empresas decidiram se regularizar.
Benefícios da regularização
A regularização das empresas também se deve ao a realização da 3ª etapa da FPI, que interditou outras fábricas de laticínios nas cidades de Batalha, Olho d'Água das Flores, Traipu, São José da Tapera e Major Izidoro.
Com a cooperação da Adeal, Sebrae e Senai as empresas seguiram todo o processo de adequação e reconheceram a importância dos trabalhos da FPI do São Francisco.
Para o Ministério Público Estadual (MPE) e os técnicos da Adeal, instituições que integram a Fiscalização Preventiva Integradas, esse é um passo importante a ser dado pelos donos de laticínios e uma prova concreta de que o projeto traz benefícios à população, haja vista que, a partir desta quarta=-feira as empresas vão produzir alimentos seguros, sem agredir o meio ambiente, já que possuem registro e licença ambiental.
As empresas São Félix e Gabriel vão permanecer gerando emprego e renda para a região da bacia leiteira do Sertão de Alagoas.