Com a proximidade do Dia das Mães, OAB orienta consumidores na hora da compra

A Comissão do Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) listou algumas dúvidas mais frequentes sobre os direitos e garantia de quem decidir ir às compras.
Segundo o presidente da Comissão, Thiago Wanderley, o dia das mães é a segunda data comemorativa que mais movimenta as compras do comércio, perdendo somente para o Natal. “Mesmo diante da crise e do enfraquecimento das vendas, vários consumidores não deixam de presentear suas mães e por isso, devem ficar atentos aos seus direitos e às ofertas que encontram”, disse.
Entre os itens que precisam ser verificados estão os cuidados com as compras na internet, as condições de pagamento e também sobre a política de troca. “O consumidor precisa estar atento para não ser enganado neste momento, por isso é importante que sejam vistos condições que vão desde a forma de pagamento, em relação a parcelas e juros embutidos até a política de troca, pois as lojas somente são obrigadas a trocarem produtos com defeito”, orienta o presidente da Comissão.
A vice-presidente da Comissão, Sâmia Jucá, também comentou sobre os cuidados ao sair às compras. “Além disso, é importante que o consumidor esteja atento aos produtos em exposição, que devem apresentar seus preços de forma clara e ostensiva. Se existe a opção de parcelamento, a mercadoria deve conter os dois valores. O lojista deve informar quais são os juros praticados, o número e a periodicidade das prestações, no caso de pagamento a prazo. O consumidor deve ir as compras sabendo das condições de pagamento e os juros, assim evita, problemas futuros, principalmente num momento de crise financeira que vivemos”, colocou.
Orientações
- Verifique se o presente que você pretende comprar cabe no seu bolso.
- Ao escolher a loja, prefira aquelas que dão mais vantagens ao consumidor e a melhor relação custo-benefício. Se for comprar pela internet, confira também a reputação da loja, a sua confiança e o prazo de entrega.
-Observe as condições de pagamento e prefira pagamentos à vista. Se for a prazo, veja a quantidade de parcelas e os juros embutidos.
-O valor da compra deve ser o mesmo para pagamentos em dinheiro, cartões de crédito ou débito, e cheques.
-Confira a mercadoria e teste-a, se for o caso, na própria loja. Compre produtos em perfeito estado e funcionando;
-Atente-se também para a política de troca, pois as lojas somente são obrigadas a trocarem produtos com defeito. Mas várias delas também efetuam trocas em função do numeração, da cor ou do modelo. Em todo o caso, exija a nota fiscal.
Últimas notícias

Casal é condenado por 'se beijar excessivamente' a bordo de avião

Lula participa de videoconferência com Trump

'Tatuagem' nos dentes vira moda entre jovens na China

Vini Jr. posta pela primeira vez ao lado de Virginia em Madrid

Tenista ignora alerta sobre performance e se submete a cirurgia para colocar silicone

Secult reúne lideranças de matriz africana para alinhar celebrações do Dia da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
