Cadastro Ambiental Rural é prorrogado por mais um ano
O prazo para a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) encerrou na última quinta-feira (05), mas agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais ganharam mais um ano para se cadastrar no sistema sem perder os benefícios do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Para os proprietários de imóveis rurais com áreas superiores a 110 hectares, o prazo venceria no dia 5 de maio de 2015. Mas o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que administra o Sistema de Cadastramento Ambiental Rural (SiCAR), alerta que o programa de adesão na internet, no endereço www.car.gov.br, continuará a receber os cadastrados após essa data.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o CAR não estará encerrado e nem deixa de ser obrigatório para os médios e grandes proprietários. O que eles perdem por não ter se cadastrado no prazo previsto no Código, são os benefícios do PRA.
Segundo Luise Andrade, engenheira florestal e consultora ambiental do Instituto de Meio Ambiente (IMA), os benefícios garantidos aos proprietários que fizeram o cadastro no prazo previsto atenderão aos casos em que há passivos ambientais. “Ou seja, as multas serão convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente”.
A Medida Provisória 724, que garantiu a prorrogação, foi publicada no Diário Oficial da União ontem (5) e atende à reivindicação dos movimentos sociais, assegurando a mais de 1 milhão de proprietários e posseiros, ainda não cadastrados, todos os benefícios previstos no Código Florestal.
O SFB esclarece que, a partir da meia-noite desta sexta-feira (6), o SiCAR estará em manutenção, com cadastramento temporariamente suspenso.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório feito a partir de imagens georreferenciadas. Instituído com o Código Florestal, deverá indicar a situação ambiental de todas as propriedades rurais, com a reunião de informações sobre as APPs, reserva legal, remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas.
Últimas notícias
Jibóia com mais de dois metros é resgatada pela Polícia Militar nas ruas de Maceió
Transtorno Opositor Desafiador na infância: entenda principais características do distúrbio
Carro de idoso que desapareceu em Maceió é encontrado carbonizado
Polícia não vê indícios de abuso sexual em criança achada morta no Feitosa; delegada aguarda laudo
Arthur Lira rebate provocações de Renan Calheiros sobre o Senado Federal
Macaco órfão viraliza ao abraçar pelúcia após morte da mãe e ser rejeitado em zoo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
