Arapiraca

IMA monitora municípios do Sertão e do Agreste alagoano

Por IMA/AL 09/05/2016 18h06
IMA monitora municípios do Sertão e do Agreste alagoano
- Foto: IMA/|AL

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), atenderam a denúncias nos municípios de Chã Preta, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Delmiro Gouveia e Água Branca, onde foram feitas advertências, autuações e captura de animais.

A equipe esteve nos municípios na última quarta-feira (4) e quinta-feira (5) verificando a denúncia de uma pocilga no município de Chã Preta. Os técnicos interditaram o local após identificar irregularidades.

Em Paulo Jacinto e Quebrangulo os profissionais capturaram cerca de 30 pássaros em cativeiro. Entre as espécies capturadas, foram encontradas sanhaço, galo de campina, papa-capim, canário da terra e caboquinho.

A ação seguiu no município de Delmiro Gouveia, onde houve visita a uma fábrica de panelas e uma panificação. Na panificação, foi constatada a queima de lenha de caatinga e operação de chaminé fora do estabelecido por lei. A equipe autuou o proprietário em R$ 1.800 pelo uso irregular de lenha, além de um termo de advertência para regularização.

Em Água Branca, a equipe foi ao povoado de Alto dos Coelhos para localizar um grupo de motoqueiros que estariam praticando motocross no Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre. Os motoqueiros foram orientados sobre a irregularidade e alertados que caso, sejam flagrados novamente praticando motocross na área, terão os veículos apreendidos.

No povoado de Tingui, a equipe recolheu armadilhas e o material de caça de um morador denunciado por praticar a caça ilegal no Morro do Craunã.

Conselho Gestor

Na quinta-feira (05), a equipe do IMA esteve reunida com secretários do município de Água Branca e líderes comunitários para o preenchimento do cadastro para formulação oficial do Conselho Gestor do Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre.

O Conselho Gestor pretende estreitar a participação da comunidade na gestão da Unidade de Conservação