Igreja Católica se posiciona a favor do projeto de lei "Escola Livre"
A Igreja Católica, por meio de padres que celebraram missas em homenagem ao Dia das Mães, se posicionou a favor do projeto de lei "Escola Livre", de autoria do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB).
As celebrações aconteceram em diversas missas de bairros de Arapiraca e que foram transmitidas por emissoras de rádios da cidade.
Nelas, alguns padres defenderam o projeto e pediram às mães, que além de formadoras de opinião dentro do seio da família, e aos católicos, o apoio ao projeto como forma de mostrar que a Igreja Católica defende os princípios básicos da família.
Os religiosos, como exemplo o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, e bispo de Penedo, Dom Valério Breda, declararam apoio ao Projeto de Lei Escola Livre, vindo a emitir inclusive uma nota oficial à imprensa.
Segundo os padres, de acordo com a carta aberta assinada por Dom Antônio Muniz, o projeto trata sobre os princípios necessários de neutralidade e pluralismo.
Professores, pais de alunos e outros segmentos da sociedade, que defendem a família como parte fundamental da solidificação da sociedade, são favoráveis ao PL, garantiram os religiosos.
"Estranho observar que alguns setores educacionais sejam capazes de se posicionar contra a neutralidade política e ideológica no ambiente escolar, onde deveriam ser formados cidadãos com senso crítico que saibam conviver com o contraditório", diz um trecho da carta de Dom Antônio Muniz.
Bispo de Penedo
Em entrevista ao Portal 7 Segundos, por telefone, o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, afirmou que é a favor do projeto Escola Livre.
Ele disse que a educação e doutrinação dos filhos devem ser de responsabilidade dos pais e não do Estado, no caso da Escola e pelos professores.
"O núcelo básico da família é o pai e a mãe, depois da família vem a sociedade. Então dentro dessa questão o professor ensina o que aprendeu na faculdade e os pais na doutrinação de seus filhos", declarou Valério Breda.
O bispo de Penedo frisou, ainda, que por trás de tudo isso existe uma vontade de criar uma sociedade alternativa à atual, sem considerar a família. Dom Valério Breda definiu como 'ideologia dominante', que está subvertendo tudo.
"A igreja é a favor de que são os pais que decidem sobre a educação do próprio filho", finalizou dom Valério Breda.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
