Alagoas

Dez comunidades indígenas de Alagoas participam de encontro nacional em Brasília

Por Assessoria 10/05/2016 15h03
Dez comunidades indígenas de Alagoas participam de encontro nacional em Brasília
- Foto: Assessoria

Lideranças indígenas de todo o estado embarcaram esta semana para Brasília, onde participarão do encontro nacional Acampamento Terra Livre, para discutir demandas relativas a demarcações de terra, educação e saúde.

“Queremos o reconhecimento de nossas terras e discutir as demandas dos povos indígenas de Alagoas. Existem problemas com relação à demarcação das terras e esperamos encontrar soluções para isso”, afirmou Eline Juvita de Lima, conhecida como Kete-Wassu, liderança da aldeia Wassu Cocal, localizada no município de Joaquim Gomes.

De Alagoas, 10 comunidades indígenas estarão presentes no evento, totalizando 32 lideranças das aldeias Wassu-Cocal, Tingui-Botó, Xucuru-Kariri, Katokinn, Karuazú, Karapotó, Koiw-Panká, Karapotó Terra Nova, Kalancó, Kariri-Xocó.

A viagem dos índios para Brasília foi promovida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), por meio do Núcleo Quilombolas e Indígenas (NQI) do órgão. As lideranças indígenas devem chegar a Brasília na madrugada de terça-feira (10).

“O preocupação do Iteral nessa gestão tem sido essencial, sem o Iteral a nossa participação no encontro não seria possível. É muito importante essa parceria e poder contar com um instituto do Estado”, disse Kete-Wassu.

Para o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, é compromisso do órgão é apoiar e ser parceiro dos indígenas. “O Iteral reconhece a importância da participação dos povos indígenas de Alagoas nos eventos nacionais. Precisamos olhar cada vez mais para os índios e manter essa parceria, que é fundamental para o desenvolvimento das comunidades indígenas”, disse Jaime Silva.