Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana foi entregue com inconsistências, aponta Casal
O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Ipanema não está completo e precisa de pelo menos R$ 4 milhões em investimentos para que estruturas de interligação sejam construídas. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que opera o sistema, após ter recebido o empreendimento da Prefeitura Municipal, com a qual mantém um contrato de programa.
A obra foi construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e repassada em 2012 ao poder público municipal, que em seguida a repassou para a Casal operar. Porém, após receber o empreendimento, a companhia estadual identificou diversas inconsistências, entre elas a falta de interligação entre alguns bairros e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Diante dessa situação, a Casal acionou a Codevasf, que se comprometeu a conseguir o recurso necessário junto ao governo federal para concluir o sistema, o que ainda não ocorreu.
Dessa forma, a companhia nunca fez nem autorizou nenhum morador a fazer ligação à rede coletora de esgoto. Os dejetos que atualmente correm pela rede coletora são oriundos de ligações clandestinas feitas pelos moradores. A Casal esclarece que, por essa razão, não cobra a taxa de esgoto em sua fatura mensal a nenhum morador de Santana do Ipanema.
O Sistema de Esgotamento Sanitário foi construído pela Codevasf, numa ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Alagoas, que teve investimentos de R$ 17 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Últimas notícias
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
