Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana foi entregue com inconsistências, aponta Casal

O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Ipanema não está completo e precisa de pelo menos R$ 4 milhões em investimentos para que estruturas de interligação sejam construídas. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que opera o sistema, após ter recebido o empreendimento da Prefeitura Municipal, com a qual mantém um contrato de programa.
A obra foi construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e repassada em 2012 ao poder público municipal, que em seguida a repassou para a Casal operar. Porém, após receber o empreendimento, a companhia estadual identificou diversas inconsistências, entre elas a falta de interligação entre alguns bairros e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Diante dessa situação, a Casal acionou a Codevasf, que se comprometeu a conseguir o recurso necessário junto ao governo federal para concluir o sistema, o que ainda não ocorreu.
Dessa forma, a companhia nunca fez nem autorizou nenhum morador a fazer ligação à rede coletora de esgoto. Os dejetos que atualmente correm pela rede coletora são oriundos de ligações clandestinas feitas pelos moradores. A Casal esclarece que, por essa razão, não cobra a taxa de esgoto em sua fatura mensal a nenhum morador de Santana do Ipanema.
O Sistema de Esgotamento Sanitário foi construído pela Codevasf, numa ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Alagoas, que teve investimentos de R$ 17 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Últimas notícias

Girau do Ponciano se prepara para mais uma edição da tradicional Festa do Vaqueiro

Espetáculo 'Cadáveres' estreia nova temporada neste sábado (13), em Maceió

Ex-prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim é declarada inelegível por oito anos

Arthur Lira faz jogo duplo e acena para Lula e Bolsonaro de olho em 2026

Ex de mulher flagrada em show do Coldplay rompe silêncio sobre o caso

Maceió foi o único destino brasileiro presente em evento internacional de turismo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
