Projeto de larvicida natural ​representa Alagoas em exposição científica
O projeto de larvicida natural à base de melão São Caetano e alecrim para controle do mosquito Aedes aegypti, da Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa, de Arapiraca, será o único representante alagoano na Expo Milset Brasil, mostra científica internacional que reunirá 128 trabalhos científicos em Fortaleza, Ceará, de 17 a 21 deste mês.
Desenvolvido pelas estudantes Clarice Soares e Vitória Queiroz sob a orientação da professora Nadja Alves Souza, o projeto participará na categoria ciências biológicas.
A exposição científica, que será realizada no auditório da assembleia legislativa cearense, contará ainda com projetos científicos nas seguintes áreas:computação, agrárias, saúde, exatas e da terra, humanas, sociais e aplicadas, engenharias, meio ambiente e gestão ambiental.
Saúde – A professora Nadja conta que a pesquisa teve início em outubro do ano passado em virtude do grande número de pessoas acometidas por doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti em Arapiraca e municípios vizinhos. A partir do larvicida, o grupo criou também um repelente natural contra o inseto que, em fevereiro deste ano, foi apresentado ao governador Renan Filho durante a mobilização do Dia Nacional Zika Zero em Arapiraca.
A professora diz que é uma honra e grande responsabilidade representar Alagoas na Milset.
“É muito importante estar presente em um evento do porte da Milset e apresentar as pesquisas que desenvolvemos em nosso estado. As meninas estão ansiosas, pois, pela primeira vez, apresentarão o trabalho fora de Alagoas”, fala Nadja Souza.
Premiação - Os finalistas e orientadores dos projetos classificados em 1°, 2° e 3° lugares de cada área receberão medalhas e certificados. Dentre os projetos internacionais, serão escolhidos e premiados do 1° ao 4° lugar, com a mesma premiação dos nacionais. Os mais pontuados, dentro dos critérios das feiras afiliadas, receberão credenciamento para participarem de feiras nacionais e internacionais.
Movimento - Criado desde 1987, o Movimento Internacional para atividades de lazer em ciência e tecnologia (Milset), organização não governamental ligada à Unesco, foi iniciado no Brasil em 2011, em Fortaleza. O Milset visa a promoção da cultura científica entre jovens através da organização de programas de ciências e tecnologia.
Últimas notícias

Bordado penedense é destaque na Oficina Entre Fios, realizada em Portugal

Dia das Mães deve injetar R$ 55,8 milhões na economia da capital, diz Fecomercio

SSP afasta das ruas policiais envolvidos na morte do adolescente Gabriel Lincoln, em Palmeira

Cria realiza mais de 400 atendimentos no Mutirão Pop Rua da Justiça Federal

Associação avalia suspender pagamento por PIX no transporte alternativo no Extremo Norte de AL

Irmãos são detidos por assassinar homem a golpes de foice em Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
