Slum e MPT discutem edital para contratação de cooperativas de coleta seletiva

O assessor jurídico da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), José Vasconcelos Filho, e a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, Adir de Abreu, discutiram, na manhã da última sexta-feira, 13, na sede do MPT, os itens do edital de chamada pública para a contratação de cooperativas de coleta seletiva pelo município. Desde o ano passado, o MPT busca uma solução, junto à prefeitura, para que as cooperativas Coopvila, Coprel e Cooplum recebam o devido suporte financeiro para desenvolver suas atividades, já que o trabalho por elas desenvolvido é essencial à sociedade.
José Vasconcelos informou que o contrato das cooperativas terá vigência de um ano, prorrogável por 60 meses, e que os cooperados serão remunerados, inicialmente, por cada unidade de domicílio visitada. Segundo o assessor da Slum, o município também deve exigir requisitos mínimos para a participação das cooperativas no processo de contratação, a exemplo de licença ambiental, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e documentação do cadastro dos cooperados.
O objetivo do município, de acordo com José Vasconcelos, é lançar o edital de chamada pública até o final do mês de maio. “O interesse da Slum é que todo esse processo ocorra em harmonia e sem dificuldades, já que nosso objetivo maior é fazer com que as cooperativas tenham seu espaço. Queremos que os cooperados trabalhem e tenham sua dignidade garantida”, disse.
A procuradora Adir de abreu defendeu que a contratação seja feita sem dificuldades e disse que os cooperados têm direito, por lei, de participar do processo de coleta dos resíduos. “Não podemos exigir das cooperativas o mesmo grau de complexidade para a contratação de uma empresa, por exemplo. Os gestores devem respeitar o trabalho dos cooperados e oferecer condições para a coleta, já que a cadeia da reciclagem faz parte do processo produtivo”, frisou Adir.
Dificuldades
A Coopvila é uma das instituições que enfrentam dificuldades por falta de recursos. A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater suspendeu as atividades de coleta seletiva na capital até ter uma resposta definitiva do município de Maceió a respeito da contratação dos cooperados.
Durante audiências realizadas no MPT, representantes da Coopvila informaram que não possuem condições de arcar com despesas operacionais da cooperativa, como água, energia e combustível para abastecer os veículos que transportam o material coletado.
A Coopvila passou a enfrentar dificuldades com a manutenção do serviço desde o final de dezembro de 2012, quando o município suspendeu os contratos de coleta. A cooperativa ainda conseguia se manter por meio de um convênio firmado com a Petrobras, mas o mesmo convênio foi encerrado em setembro do ano passado.
Responsabilização dos municípios
Instituída há cinco anos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) propõe a prática de consumo sustentável e a destinação adequada de resíduos, por meio de um conjunto de ações integradas que promovam o aproveitamento correto de materiais. Segundo a lei, os titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos – os municípios – têm responsabilidade de manter uma coleta e gerenciamento adequado do material residual.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
