Movimento Brasil sem Parasitose realiza atendimento gratuito em Maceió
Unidade Móvel de Saúde percorrerá 11 cidades brasileiras, oferecendo atendimento médico gratuito à população
Uma unidade móvel do Movimento Brasil Sem Parasitose desembarca nesta quinta-feira (19) em Maceió. A iniciativa é uma ação social e educacional da Federação Brasileira de Gastroenterologia e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Atenção Básica.
A ação itinerante oferece, nos dias 19, 20 e 21 deste mês, serviços médicos gratuitos em Maceió. O objetivo da campanha é levar à população atendimento médico e informação sobre a importância de hábitos de higiene pessoal e doméstica que evitam a transmissão de parasitas, bem como o correto tratamento antiparasitário para o controle de doenças, que deve ser prescrito por médicos.
A unidade móvel ficará posicionada na Praça Lucena Maranhão, localizada no bairro de Bebedouro, das 9h às 17h, e oferecerá atendimento médico gratuito com gastroenterologista e educação para prevenção de contaminação por parasitas. Serão três consultórios, onde, inicialmente, a população passará por um pré-atendimento com enfermeiros, seguindo para o atendimento com os médicos gastroenterologistas e gastroenterologistas pediátricos.
A doença
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo, atingem cerca de 50% da população mundial e são responsáveis por relevantes consequências negativas na saúde dos indivíduos adultos e crianças. No Brasil, até 36% da população total sofre com alguma parasitose e, considerando somente as crianças, a prevalência sobe para 55,3%.
Embora mais prevalentes nas regiões carentes de saneamento básico, as parasitoses atingem todas as camadas socioeconômicas da população, nas diversas faixas etárias. Mesmo as pessoas cuidadosas com a higiene pessoal e familiar, e que vivem em regiões de saneamento adequadas, estão expostas às parasitoses intestinais.
A prevenção, o tratamento e controle de verminoses podem ser feitas a partir da adoção de medidas simples no cotidiano familiar e domiciliar, como o hábito de lavar as mãos frequentemente, higienizar adequadamente os alimentos antes do consumo e evitar andar descalço.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
