Movimento Brasil sem Parasitose realiza atendimento gratuito em Maceió
Unidade Móvel de Saúde percorrerá 11 cidades brasileiras, oferecendo atendimento médico gratuito à população
Uma unidade móvel do Movimento Brasil Sem Parasitose desembarca nesta quinta-feira (19) em Maceió. A iniciativa é uma ação social e educacional da Federação Brasileira de Gastroenterologia e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Atenção Básica.
A ação itinerante oferece, nos dias 19, 20 e 21 deste mês, serviços médicos gratuitos em Maceió. O objetivo da campanha é levar à população atendimento médico e informação sobre a importância de hábitos de higiene pessoal e doméstica que evitam a transmissão de parasitas, bem como o correto tratamento antiparasitário para o controle de doenças, que deve ser prescrito por médicos.
A unidade móvel ficará posicionada na Praça Lucena Maranhão, localizada no bairro de Bebedouro, das 9h às 17h, e oferecerá atendimento médico gratuito com gastroenterologista e educação para prevenção de contaminação por parasitas. Serão três consultórios, onde, inicialmente, a população passará por um pré-atendimento com enfermeiros, seguindo para o atendimento com os médicos gastroenterologistas e gastroenterologistas pediátricos.
A doença
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo, atingem cerca de 50% da população mundial e são responsáveis por relevantes consequências negativas na saúde dos indivíduos adultos e crianças. No Brasil, até 36% da população total sofre com alguma parasitose e, considerando somente as crianças, a prevalência sobe para 55,3%.
Embora mais prevalentes nas regiões carentes de saneamento básico, as parasitoses atingem todas as camadas socioeconômicas da população, nas diversas faixas etárias. Mesmo as pessoas cuidadosas com a higiene pessoal e familiar, e que vivem em regiões de saneamento adequadas, estão expostas às parasitoses intestinais.
A prevenção, o tratamento e controle de verminoses podem ser feitas a partir da adoção de medidas simples no cotidiano familiar e domiciliar, como o hábito de lavar as mãos frequentemente, higienizar adequadamente os alimentos antes do consumo e evitar andar descalço.
Últimas notícias
Homem é baleado ao sofrer tentativa de assalto na orla de Pajuçara
Câmeras de segurança podem revelar identidade de assassino de jovem em Santana do Ipanema
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
