Pulseira que detecta histórico alcoólico ganha competição de biosensores nos EUA
A BACTrack, que produz o BACTrack Skyn, ganhou um desafio do NIH (sigla em inglês para Instituto Nacional de Saúde), nos Estados Unidos, que selecionou o melhor biosensor vestível. Como prêmio, a empresa ganhou US$ 200 mil para viabilizar o protótipo.
O dispositivo consiste em uma pulseira que usa células de combustível para medir o nível de álcool no sangue apenas analisando a pele da pessoa.
Aliás, por usar um método diferente para medir, as informações não são obtidas em tempo real. Leva cerca de 45 minutos para o álcool começar a “exalar” pela pele e ser detecado. Após conseguir a informação, a pulseira se comunica com um app para smartphone via Bluetooth para fornecer mais detalhes.
“Os dispositivos de monitoramento de álcool usados nos círculos médicos são grandes e desajeitados, é quase como uma bola acorrentada presa aos que o utilizam. Nós tentamos fazer algo que as pessoas quisessem usar”, afirmou Keith Nothacker, presidente da BACtrack, à Reuters.
A ideia não é substituir os bafômetros usados em blitze policiais, mas em ajudar nos diagnósticos em que é necessário saber o histórico de consumo de álcool.
“O acessório pode ajudar os médicos a saberem com precisão o histórico de consumo alcoólico de um paciente, e não só depender dos testes usados atualmente”, disse Geroge Koob, chefe da área de abuso de álcool e alcoolismo do NIH, à agência de notícias Reuters. “Pode ajudar bastante em tratamentos.”
O BACTrack Skyn é um protótipo e ainda nem foi submetido para aprovação das autoridades americanas. Segundo a BACTrack, uma quantidade limitada do produto estará disponível no 3° trimestre.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
