Pulseira que detecta histórico alcoólico ganha competição de biosensores nos EUA

A BACTrack, que produz o BACTrack Skyn, ganhou um desafio do NIH (sigla em inglês para Instituto Nacional de Saúde), nos Estados Unidos, que selecionou o melhor biosensor vestível. Como prêmio, a empresa ganhou US$ 200 mil para viabilizar o protótipo.
O dispositivo consiste em uma pulseira que usa células de combustível para medir o nível de álcool no sangue apenas analisando a pele da pessoa.
Aliás, por usar um método diferente para medir, as informações não são obtidas em tempo real. Leva cerca de 45 minutos para o álcool começar a “exalar” pela pele e ser detecado. Após conseguir a informação, a pulseira se comunica com um app para smartphone via Bluetooth para fornecer mais detalhes.
“Os dispositivos de monitoramento de álcool usados nos círculos médicos são grandes e desajeitados, é quase como uma bola acorrentada presa aos que o utilizam. Nós tentamos fazer algo que as pessoas quisessem usar”, afirmou Keith Nothacker, presidente da BACtrack, à Reuters.
A ideia não é substituir os bafômetros usados em blitze policiais, mas em ajudar nos diagnósticos em que é necessário saber o histórico de consumo de álcool.
“O acessório pode ajudar os médicos a saberem com precisão o histórico de consumo alcoólico de um paciente, e não só depender dos testes usados atualmente”, disse Geroge Koob, chefe da área de abuso de álcool e alcoolismo do NIH, à agência de notícias Reuters. “Pode ajudar bastante em tratamentos.”
O BACTrack Skyn é um protótipo e ainda nem foi submetido para aprovação das autoridades americanas. Segundo a BACTrack, uma quantidade limitada do produto estará disponível no 3° trimestre.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
