Alagoas

FrigoVale instala sistema de tratamento para acabar com mau cheiro do abate

Por 7 Segundos com assessoria 25/05/2016 16h04
FrigoVale instala sistema de tratamento para acabar com mau cheiro do abate
- Foto: Cortesia

A FrigoVale instalou, nesta quarta-feira (25), o sistema de tratamento de efluentes de última geração para acabar com o odor que é exalado pela empresa decorrente do abate dos animais.

O sistema tem o nome de BioAmp, fabricado pela empresa norte-americana NHC, líder em pesquisa química. O vereador Fabiano Leão e o secretário municipal do meio ambiente, Ivens Barboza, vistoriaram FrigoVale e conheceram o sistema que acaba com o odor, que gerou revolta dos moradores do Conjunto Residencial Brisa do Lago.

Depois da audiência pública que aconteceu no início de maio, na Câmara Municipal, e terminou com um voto de repúdio dos vereadores de Arapiraca, pelo não comparecimento dos diretores da Frigovale para debater sobre o assunto.

Combate as bactérias

Segundo a médica veterinária, responsável técnica da FrigoVale, Caroline Fleury Canesin, a NHC, com sede em Dallas, no Texas (EUA) e presente em mais de 60 países e há 48 anos no Brasil, o sistema microbiológico de última geração usa 5 tipos de bactérias diferentes conhecidas coom Free-Flow, para fazer o tratamento do efluente.

“Esse sistema digere toda a matéria orgâniza e acaba com as bactérias que causam o odor, liberando oxigênio e gás carbono”, explicou a técnica responsável.

Caroline Fleury afirmou que ao final do processo a água que estava completamente contaminada ficará limpa e os microrganismos estarão mortos. Ela disse que o resultado já poderá ser observado em duas semanas com 80% do odor desaparecido e em um mês a situação estará resolvida.

O sistema é automático e possui gerador próprio com capacidade de 50 horas de energia. A cada 24 horas são jogados na lagoa 36 trilhões de microrganismos que em 4 horas multiplicam para 126 trilhões. Esse sistema não causa nenhum dano ao meio ambiente e não provoca doenças, além de ser registrado pelos órgãos competentes. 

“Assim a FrigoVale contribuirá com o meio ambiente e evitará odores para as regiões vizinhas ao frigorífico”, destacou a técnica.

O vereador e o secretário de meio ambiente vistoriaram os tanques onde está sendo processado o novo sistema da Frigovale.

“Estamos conscientes do nosso papel como gestores e fiscalizadores e pudemos sentir, que o mau cheiro que há muito tempo vinha causando sérios transtornos às comunidades, não está tendo mais”, constatou o secretário Ivens Barbosa.

O vereador Fabiano Leão disse que vai compartilhar a experiência com os demais vereadores.

“Agora a empresa vai se adequar com a instalação desse sistema e contribuir para a qualidade de vida dos moradores que residem aqui perto”, disse o vereador.