FrigoVale instala sistema de tratamento para acabar com mau cheiro do abate
A FrigoVale instalou, nesta quarta-feira (25), o sistema de tratamento de efluentes de última geração para acabar com o odor que é exalado pela empresa decorrente do abate dos animais.
O sistema tem o nome de BioAmp, fabricado pela empresa norte-americana NHC, líder em pesquisa química. O vereador Fabiano Leão e o secretário municipal do meio ambiente, Ivens Barboza, vistoriaram FrigoVale e conheceram o sistema que acaba com o odor, que gerou revolta dos moradores do Conjunto Residencial Brisa do Lago.
Depois da audiência pública que aconteceu no início de maio, na Câmara Municipal, e terminou com um voto de repúdio dos vereadores de Arapiraca, pelo não comparecimento dos diretores da Frigovale para debater sobre o assunto.
Combate as bactérias
Segundo a médica veterinária, responsável técnica da FrigoVale, Caroline Fleury Canesin, a NHC, com sede em Dallas, no Texas (EUA) e presente em mais de 60 países e há 48 anos no Brasil, o sistema microbiológico de última geração usa 5 tipos de bactérias diferentes conhecidas coom Free-Flow, para fazer o tratamento do efluente.
“Esse sistema digere toda a matéria orgâniza e acaba com as bactérias que causam o odor, liberando oxigênio e gás carbono”, explicou a técnica responsável.
Caroline Fleury afirmou que ao final do processo a água que estava completamente contaminada ficará limpa e os microrganismos estarão mortos. Ela disse que o resultado já poderá ser observado em duas semanas com 80% do odor desaparecido e em um mês a situação estará resolvida.
O sistema é automático e possui gerador próprio com capacidade de 50 horas de energia. A cada 24 horas são jogados na lagoa 36 trilhões de microrganismos que em 4 horas multiplicam para 126 trilhões. Esse sistema não causa nenhum dano ao meio ambiente e não provoca doenças, além de ser registrado pelos órgãos competentes.
“Assim a FrigoVale contribuirá com o meio ambiente e evitará odores para as regiões vizinhas ao frigorífico”, destacou a técnica.
O vereador e o secretário de meio ambiente vistoriaram os tanques onde está sendo processado o novo sistema da Frigovale.
“Estamos conscientes do nosso papel como gestores e fiscalizadores e pudemos sentir, que o mau cheiro que há muito tempo vinha causando sérios transtornos às comunidades, não está tendo mais”, constatou o secretário Ivens Barbosa.
O vereador Fabiano Leão disse que vai compartilhar a experiência com os demais vereadores.
“Agora a empresa vai se adequar com a instalação desse sistema e contribuir para a qualidade de vida dos moradores que residem aqui perto”, disse o vereador.
Últimas notícias
Santa Casa de Maceió anuncia suspensão de atendimentos a beneficiários Unimed
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
