Candidatos a vereador podem ter que passar por um teste para provar que sabem ler e escrever

Um dos requisitos legais para ser candidato ao cargo de vereador nas eleições municipais é ser alfabetizado (saber ler e escrever). Quando os candidatos não conseguem comprovar esta condição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode decidir pela aplicação de uma “prova” apenas para os que não comprovem a escolaridade.
Segundo o chefe do cartório eleitoral de Arapiraca, José Alberto Andrade de Alencar, todos os candidatos terão de provar que sabem ler e escrever, além de demonstrar a habilidade de formar frases simples.
“A legislação eleitoral determina que o candidato tem que apresentar a comprovação de escolaridade, ou seja, o histórico escolar; mas quando não tem esse documento ele pode apresentar uma declaração de próprio punho, se dizendo alfabetizado. Posteriormente a isso é que o juiz eleitoral vai analisar cada situação e verificar se há necessidade, ou não, de aplicar um teste para essa comprovação”, disse Alberto.
Segundo o chefe do cartório, a decisão final caberá aos juízes eleitorais. Na 22ª Zona (Arapiraca, Coité do Nóia e Craíbas) está o juiz André Gêda Peixoto Melo e na 55ª (Arapiraca, Feira Grande e Lagoa da Canoa) quem responde é o juiz Alberto de Almeida.
A Justiça Eleitoral do Estado de Alagoas é pioneira, no Brasil, na aplicação de provas de alfabetização para candidatos a vereador. Os testes ocorrem desde 2004, mas nem sempre impedem que alguns candidatos eleitos assumam a vaga na Câmara Municipal.
Em 2008, por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu o registro a um candidato a vereador da cidade de Pariconha, no sertão, reprovado no teste de alfabetização. Os ministros consideraram a prova aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como "rigorosa demais". Das dez questões, três eram objetivas e sete subjetivas, o candidato respondeu apenas às questões objetivas, das quais acertou duas.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
