Defensores da cultura de origem africana são homenageados pela Câmara de Maceió

A Câmara de Maceió entrega na manhã desta terça-feira (31), a Comenda Tia Marcelina, criada através do Decreto Legislativo 614 de 23 de março de 2016. A solenidade acontece a partir das 9h, no Plenário da casa, situado à praça Marechal Deodoro, no centro da Capital alagoana.
A honraria é concedida a personalidades vinculadas à defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana, que tenham prestado relevantes serviços em defesa e identificação da raça negra na formação da identidade do povo brasileiro, ou que tenham lutado contra a discriminação racial, religiosa ou social de descendentes de povos africanos.
A comenda é subdivida em quatro categorias: Tia Marcelina Yiá Détá (Ar) – a ser outorgada a ialorixás, babalorixás e chefes de Estado; Tia Marcelina Yiá Kalá (Fogo) – a ser outorgada a filhos e filhas de santo; Tia Marcelina Yiá Nassô (Água) – a ser outorgada àquelas pessoas que contribuíram na preservação das crenças religiosas de origem africana no Brasil; e Tia Marcelina Coroa de Dadá (Terra) – a ser outorgada a pesquisadores, intelectuais e/ ou estudiosos da cultura de raízes africanas.
Recebem a comenda nesta terça-feira, na categoria Yiá Détá: Pai Benedito Maciel, Pai Célio, Mãe Neide e Mãe Mirian. Na categoria Yiá Kalá: Mística Eveline Nogueira da Costa e Frei Eudes. Na categoria Yiá Nassô: Professor Jairo José Campos da Costa e Professor Luiz Sávio de Almeida. E na categoria Coroa de Dadá: Teólogo Edson Moreira da Silva e Dr. Fernando Gomes.
Todas as indicações foram feitas pelo vereador Cléber Costa (PP). Para ele, será “um reconhecimento pelas relevantes ações contínuas e dignas de louvor prestadas a Alagoas e ao Brasil em prol da verdadeira identidade do povo brasileiro e contra a discriminação religiosa, social, xenofobia, que contribuem para o fim da violência e na defesa dos direitos humanos”.
Últimas notícias

Tardezinha Cultural tem vasta programação para este fim de semana, em Arapiraca

Carro avaliado em mais de R$ 400 mil pega fogo no bairro Jaraguá, em Maceió

Homem é preso suspeito de tráfico de entorpecentes no Conjunto Frei Damião, em Arapiraca

Acidente na rodovia AL-101 Norte deixa vítimas presas às ferragens, em Maragogi
![[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto](https://img.7segundos.com.br/rdNjPUEjyUms1BgMbcSu3CNdeZY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/planalto.jpeg)
[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto

Casal envolvido em furto de ateliê tem prisão mantida após audiência de custódia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
