Defensores da cultura de origem africana são homenageados pela Câmara de Maceió
![Defensores da cultura de origem africana são homenageados pela Câmara de Maceió](https://img.7segundos.com.br/LvDvYyWIcyRwpbD9eCR05xYQZT8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/14646304931.jpg)
A Câmara de Maceió entrega na manhã desta terça-feira (31), a Comenda Tia Marcelina, criada através do Decreto Legislativo 614 de 23 de março de 2016. A solenidade acontece a partir das 9h, no Plenário da casa, situado à praça Marechal Deodoro, no centro da Capital alagoana.
A honraria é concedida a personalidades vinculadas à defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana, que tenham prestado relevantes serviços em defesa e identificação da raça negra na formação da identidade do povo brasileiro, ou que tenham lutado contra a discriminação racial, religiosa ou social de descendentes de povos africanos.
A comenda é subdivida em quatro categorias: Tia Marcelina Yiá Détá (Ar) – a ser outorgada a ialorixás, babalorixás e chefes de Estado; Tia Marcelina Yiá Kalá (Fogo) – a ser outorgada a filhos e filhas de santo; Tia Marcelina Yiá Nassô (Água) – a ser outorgada àquelas pessoas que contribuíram na preservação das crenças religiosas de origem africana no Brasil; e Tia Marcelina Coroa de Dadá (Terra) – a ser outorgada a pesquisadores, intelectuais e/ ou estudiosos da cultura de raízes africanas.
Recebem a comenda nesta terça-feira, na categoria Yiá Détá: Pai Benedito Maciel, Pai Célio, Mãe Neide e Mãe Mirian. Na categoria Yiá Kalá: Mística Eveline Nogueira da Costa e Frei Eudes. Na categoria Yiá Nassô: Professor Jairo José Campos da Costa e Professor Luiz Sávio de Almeida. E na categoria Coroa de Dadá: Teólogo Edson Moreira da Silva e Dr. Fernando Gomes.
Todas as indicações foram feitas pelo vereador Cléber Costa (PP). Para ele, será “um reconhecimento pelas relevantes ações contínuas e dignas de louvor prestadas a Alagoas e ao Brasil em prol da verdadeira identidade do povo brasileiro e contra a discriminação religiosa, social, xenofobia, que contribuem para o fim da violência e na defesa dos direitos humanos”.
Últimas notícias
![Virginia Fonseca é condenada por venda de óculos que nunca foi entregue](https://img.7segundos.com.br/CHtBxNXiBPbeYouc8ZFG886c46w=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/virginia-fonseca-posa-de-biquini-na-neve-entrei-na-moda-1737386022089-v2-900x506jpg.webp)
Virginia Fonseca é condenada por venda de óculos que nunca foi entregue
![Deputado Fabio Costa alerta para risco de insegurança no tiro esportivo com nova regra do governo](https://img.7segundos.com.br/HoOqmNbxVv7-vuD5szMJ4fKhiMo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabio-costa.png)
Deputado Fabio Costa alerta para risco de insegurança no tiro esportivo com nova regra do governo
![Aumento nos combustíveis em Arapiraca provoca reclamações de transportadores](https://img.7segundos.com.br/PFd7na3cPt9GONK780o8BjYKhwE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-104602.jpeg)
Aumento nos combustíveis em Arapiraca provoca reclamações de transportadores
![Algás anuncia redução da tarifa do Gás Natural Veicular em Alagoas](https://img.7segundos.com.br/aIahDmSTbhRabR1FIaaKa35SXQY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/poluente.jpg)
Algás anuncia redução da tarifa do Gás Natural Veicular em Alagoas
![Fernanda Lima diz que não pediu prisão de Eduardo Costa, apesar de ofensas](https://img.7segundos.com.br/YRzncNWOzeW4_Y5uq6t1P1YVQT0=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fernanda-lima-disse-que-nao-pediu-prisao-de-eduardo-costa-1738871217767-v2-900x506jpg.webp)
Fernanda Lima diz que não pediu prisão de Eduardo Costa, apesar de ofensas
![Festival de Bebidas do Jomart garante preços baixos e comodidade para os foliões neste Carnaval](https://img.7segundos.com.br/A1K7lP50qMkCBTuq3-JG6AB1Dz8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/115411ba-48d3-4cac-8ffe-7e39a0571b4d.jpg)
Festival de Bebidas do Jomart garante preços baixos e comodidade para os foliões neste Carnaval
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)