Defensores da cultura de origem africana são homenageados pela Câmara de Maceió
A Câmara de Maceió entrega na manhã desta terça-feira (31), a Comenda Tia Marcelina, criada através do Decreto Legislativo 614 de 23 de março de 2016. A solenidade acontece a partir das 9h, no Plenário da casa, situado à praça Marechal Deodoro, no centro da Capital alagoana.
A honraria é concedida a personalidades vinculadas à defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana, que tenham prestado relevantes serviços em defesa e identificação da raça negra na formação da identidade do povo brasileiro, ou que tenham lutado contra a discriminação racial, religiosa ou social de descendentes de povos africanos.
A comenda é subdivida em quatro categorias: Tia Marcelina Yiá Détá (Ar) – a ser outorgada a ialorixás, babalorixás e chefes de Estado; Tia Marcelina Yiá Kalá (Fogo) – a ser outorgada a filhos e filhas de santo; Tia Marcelina Yiá Nassô (Água) – a ser outorgada àquelas pessoas que contribuíram na preservação das crenças religiosas de origem africana no Brasil; e Tia Marcelina Coroa de Dadá (Terra) – a ser outorgada a pesquisadores, intelectuais e/ ou estudiosos da cultura de raízes africanas.
Recebem a comenda nesta terça-feira, na categoria Yiá Détá: Pai Benedito Maciel, Pai Célio, Mãe Neide e Mãe Mirian. Na categoria Yiá Kalá: Mística Eveline Nogueira da Costa e Frei Eudes. Na categoria Yiá Nassô: Professor Jairo José Campos da Costa e Professor Luiz Sávio de Almeida. E na categoria Coroa de Dadá: Teólogo Edson Moreira da Silva e Dr. Fernando Gomes.
Todas as indicações foram feitas pelo vereador Cléber Costa (PP). Para ele, será “um reconhecimento pelas relevantes ações contínuas e dignas de louvor prestadas a Alagoas e ao Brasil em prol da verdadeira identidade do povo brasileiro e contra a discriminação religiosa, social, xenofobia, que contribuem para o fim da violência e na defesa dos direitos humanos”.
Últimas notícias
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
