Defensores da cultura de origem africana são homenageados pela Câmara de Maceió
A Câmara de Maceió entrega na manhã desta terça-feira (31), a Comenda Tia Marcelina, criada através do Decreto Legislativo 614 de 23 de março de 2016. A solenidade acontece a partir das 9h, no Plenário da casa, situado à praça Marechal Deodoro, no centro da Capital alagoana.
A honraria é concedida a personalidades vinculadas à defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana, que tenham prestado relevantes serviços em defesa e identificação da raça negra na formação da identidade do povo brasileiro, ou que tenham lutado contra a discriminação racial, religiosa ou social de descendentes de povos africanos.
A comenda é subdivida em quatro categorias: Tia Marcelina Yiá Détá (Ar) – a ser outorgada a ialorixás, babalorixás e chefes de Estado; Tia Marcelina Yiá Kalá (Fogo) – a ser outorgada a filhos e filhas de santo; Tia Marcelina Yiá Nassô (Água) – a ser outorgada àquelas pessoas que contribuíram na preservação das crenças religiosas de origem africana no Brasil; e Tia Marcelina Coroa de Dadá (Terra) – a ser outorgada a pesquisadores, intelectuais e/ ou estudiosos da cultura de raízes africanas.
Recebem a comenda nesta terça-feira, na categoria Yiá Détá: Pai Benedito Maciel, Pai Célio, Mãe Neide e Mãe Mirian. Na categoria Yiá Kalá: Mística Eveline Nogueira da Costa e Frei Eudes. Na categoria Yiá Nassô: Professor Jairo José Campos da Costa e Professor Luiz Sávio de Almeida. E na categoria Coroa de Dadá: Teólogo Edson Moreira da Silva e Dr. Fernando Gomes.
Todas as indicações foram feitas pelo vereador Cléber Costa (PP). Para ele, será “um reconhecimento pelas relevantes ações contínuas e dignas de louvor prestadas a Alagoas e ao Brasil em prol da verdadeira identidade do povo brasileiro e contra a discriminação religiosa, social, xenofobia, que contribuem para o fim da violência e na defesa dos direitos humanos”.
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
