Indicadores econômicos do Estado são apresentados em debate sobre a LDO 2017

Assembleia Legislativa promoveu nesta segunda-feira, 30, uma audiência pública para debater o projeto de lei, de origem governamental, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2017. A audiência foi presidida pelo presidente da Casa, deputado Luiz Dantas, e contou com a presença de deputados, secretários de Estado, do diretor-geral do Tribunal de Contas, Daniel Bernandes e de representantes da sociedade civil.
De acordo com o presidente da comissão de Orçamento, deputado Ricardo Nezinho (PMDB), a ideia é reunir todas as informações e propostas dos parlamentares e da sociedade civil organizada para robustecer o projeto de lei. O deputado disse ainda que a comissão irá buscar aprovar, através da LDO, um orçamento para 2017 enxuto e que esteja configurado com as necessidades do Estado.
“Esse momento foi o primeiro passo importante, onde ouvimos o Poder Executivo, através de seus secretários. Vamos buscar aprovar o mais rápido possível a LDO na comissão e na Assembleia Legislativa, já que trata de uma peça importante para o Plano Plurianual e para a lei orçamentária do próximo ano”, disse Nezinho.
O secretário de Planejamento do Estado, Christian Teixeira, explicou que a LDO é um instrumento de grande importância que direciona, a sociedade e os gestores, na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O secretário disse ainda que, o Estado passa por um momento de dificuldade e escassez de recursos econômicos e que seus gestores têm que ser criativos e mostrar que todos têm que se adequar a realidade nacional.
“Num momento de dificuldade como este, o governador Renan Filho tem procurado cobrar de seus secretários que sejam criativos, no sentido de fazer com que o Estado venha a avançar e que possa prestar, cada dia mais, um serviço público de qualidade para a população”, afirmou.
O secretário da Fazenda, George Santoro fez uma apresentação indicando as contas financeiras do Estado de 2016 e uma projeção para os próximos anos. O secretário mostrou ainda o cenário econômico e colocou sua preocupação com a atual situação financeira do Estado e do País.
“O momento da LDO é muito importante, já que é preparatório para a LOA 2017 e essa discussão dentro da Assembleia Legislativa é sempre muito relevante porque os deputados já vão se preparando para a peça orçamentária que virá em seguida’, disse.
A LDO tem como propósito fundamental orientar a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimento do Poder Público, buscando sincronizar a LOA às metas e prioridades da Administração Pública Estadual. Além disso, o documento deve estar alinhado ao Plano Plurianual (PPA) e às normas contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Ao todo, a LDO possui oito capítulos divididos em 79 artigos que estão baseados nos seguintes critérios: legislação vigente, evolução histórica das finanças do Estado, atenção ao Programa de Ajuste Fiscal e promoção da gestão equilibrada dos recursos públicos.
Últimas notícias

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do Nordeste em ranking nacional de qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025

Alfredo Gaspar vai pedir prisão preventiva de Milton Cavalo e denuncia organização criminosa dentro do Sindnapi

Homem é assassinado durante inauguração de praça no Village Campestre em Maceió

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário é condenado pela terceira vez e foge da Justiça

Abrasel nega interdições por metanol em Maceió e SMS retifica informação inicial
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
