Real Alagoas deve pagar R$ 44 mil à mãe de criança que morreu em acidente
A empresa Real Alagoas foi condenada a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 44 mil à mãe de uma criança de 6 anos, que foi morta em um acidente de trânsito por um ônibus da empresa, em fevereiro de 2013. A decisão do juiz José Miranda Santos Júnior, titular da 1ª Vara de Palmeira dos Índios, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (31).
De acordo com os autos, o acidente aconteceu na BR 316 no município de Estrela de Alagoas quando o menino foi atravessar a rodovia e foi atropelado pelo veículo da Real Alagoas de Viação LTDA. O caso foi presenciado por testemunhas.
Como contestação, a empresa pediu a improcedência do pedido de danos morais e pensionários, assim como a anulação da responsabilidade da empresa alegando ausência de documentos indispensáveis e produção posterior de provas.
Levando em consideração a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o magistrado entendeu que é cabível a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, visto que existe a relação de consumo entre as partes, sendo a Real Alagoas uma permissionária de serviço público e a mãe da vítima consumidora por equiparação.
“Na fixação do valor da condenação por dano moral, deve o julgador atender a certos critérios, tais como nível cultural do causador do dano; condição sócio econômica do ofensor e do ofendido; intensidade do dolo ou grau da culpa (se for o caso) do autor da ofensa; efeitos do dano no psiquismo do ofendido e as repercussões do fato na comunidade em que vive a vítima. Ademais, a reparação deve ter fim também pedagógico, de modo a desestimular a prática de outros ilícitos similares”, explicou o juiz José Miranda Júnior.
Contudo, o pedido de pensão foi negado pelo magistrado que sustentou que “não há em que se falar em pensionamento em favor da autora, isto porque o sustento do núcleo familiar em que a criança convivia não foi alterado com a sua morte”.
Últimas notícias
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Carro faz retorno proibido e colide com viatura da Polícia Militar em Rio Largo
Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Casal é preso em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos em Tanque D'Arca
Filha faz apelo para mãe que sofreu princípio de infarto fazer angioplastia em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
