Real Alagoas deve pagar R$ 44 mil à mãe de criança que morreu em acidente

A empresa Real Alagoas foi condenada a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 44 mil à mãe de uma criança de 6 anos, que foi morta em um acidente de trânsito por um ônibus da empresa, em fevereiro de 2013. A decisão do juiz José Miranda Santos Júnior, titular da 1ª Vara de Palmeira dos Índios, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (31).
De acordo com os autos, o acidente aconteceu na BR 316 no município de Estrela de Alagoas quando o menino foi atravessar a rodovia e foi atropelado pelo veículo da Real Alagoas de Viação LTDA. O caso foi presenciado por testemunhas.
Como contestação, a empresa pediu a improcedência do pedido de danos morais e pensionários, assim como a anulação da responsabilidade da empresa alegando ausência de documentos indispensáveis e produção posterior de provas.
Levando em consideração a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o magistrado entendeu que é cabível a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, visto que existe a relação de consumo entre as partes, sendo a Real Alagoas uma permissionária de serviço público e a mãe da vítima consumidora por equiparação.
“Na fixação do valor da condenação por dano moral, deve o julgador atender a certos critérios, tais como nível cultural do causador do dano; condição sócio econômica do ofensor e do ofendido; intensidade do dolo ou grau da culpa (se for o caso) do autor da ofensa; efeitos do dano no psiquismo do ofendido e as repercussões do fato na comunidade em que vive a vítima. Ademais, a reparação deve ter fim também pedagógico, de modo a desestimular a prática de outros ilícitos similares”, explicou o juiz José Miranda Júnior.
Contudo, o pedido de pensão foi negado pelo magistrado que sustentou que “não há em que se falar em pensionamento em favor da autora, isto porque o sustento do núcleo familiar em que a criança convivia não foi alterado com a sua morte”.
Últimas notícias

Motorista de aplicativo é esfaqueado por passageiro em Maceió

Homem é preso após matar indivíduo com sete disparos de arma de fogo

Jovem é baleado no ombro e outra pessoa morre após ataque de dupla em moto

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
