Presidente da Anatel diz que operadoras decidem se vão ou não limitar franquias de internet fixa

A Anatel não quer mais saber de falar o que as operadoras devem ou não fazer nos seus negócios, e elas que decidam se vão colocar ou não limite na franquia de dados nos planos de internet fixa. Foi isso o que disse o presidente da agência, João Rezende, em um evento em São Paulo.
Durante o 8º ISP, realizado pela Abrint em São Paulo, Rezende disse achar que a Anatel não deve regular nem controlar modelos de negócios das operadoras, e que qualquer interferência feita nesse sentido pode ser vista como um desincentivo à expansão das redes de internet no Brasil.
Rezende acha que o maior problema dos limites na internet fixa é a falta de ferramentas para monitorar o consumo de banda, algum lugar que as pessoas possam consultar para saber se ainda têm ou não como usar a internet da forma que quiserem.
Já Maximiliano Martinhão, secretário de inclusão digital e internet do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações acha que houve uma “falha muito grande de comunicação” por parte da Vivo ao anunciar a adoção dos limites de franquia. O secretário lembra que a medida está prevista na legislação, mas entende perfeitamente a reação dos clientes.
“A Internet deixou de ser lazer e passou a ser trabalho, educação, saúde. É normal que as pessoas reajam com a intensidade que foi”, disse Martinhão. Ele acredita que o mais importante é que o consumidor não seja prejudicado e que “abusos não serão aceitos no processo de estabelecer franquias”.
Eu realmente me pergunto se limitar o consumo mensal de clientes a ridículos 10 GB não se enquadra em “abuso”, mas Martinhão não deixou claro exatamente o que ele consideraria um “abuso” nesse sentido.
Nós somos contra os limites de franquia em internet fixa por uma série de motivos – entre eles, pelo atraso que isso pode representar na internet brasileira como um todo. Não é apenas por uma questão de entretenimento, mas uma decisão que pode trazer consequências para a educação, por exemplo.
Não é de hoje que sabíamos que a Anatel não faria nada para impedir isso, e agora parece que o novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações também não está lá muito comprometido a combater isso.
No momento, as operadoras estão proibidas de limitar a internet por tempo indeterminado, mas não sabemos exatamente até quando isso vai durar.
Últimas notícias

SP: Metanol foi adicionado e não surgiu de destilação natural, diz perícia

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Benedito Bentes

Cresce rejeição à anistia e maioria é contra reduzir penas dos condenados de 8/1

Genial/Quaest: governo Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%
![[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo](https://img.7segundos.com.br/C3b0YE6jcTwT4Ioexwh3C8F_Xgk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-08-at-093311.jpeg)
[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo

Polícia cumpre mandado de prisão contra homem em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
