Presidente da Anatel diz que operadoras decidem se vão ou não limitar franquias de internet fixa
A Anatel não quer mais saber de falar o que as operadoras devem ou não fazer nos seus negócios, e elas que decidam se vão colocar ou não limite na franquia de dados nos planos de internet fixa. Foi isso o que disse o presidente da agência, João Rezende, em um evento em São Paulo.
Durante o 8º ISP, realizado pela Abrint em São Paulo, Rezende disse achar que a Anatel não deve regular nem controlar modelos de negócios das operadoras, e que qualquer interferência feita nesse sentido pode ser vista como um desincentivo à expansão das redes de internet no Brasil.
Rezende acha que o maior problema dos limites na internet fixa é a falta de ferramentas para monitorar o consumo de banda, algum lugar que as pessoas possam consultar para saber se ainda têm ou não como usar a internet da forma que quiserem.
Já Maximiliano Martinhão, secretário de inclusão digital e internet do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações acha que houve uma “falha muito grande de comunicação” por parte da Vivo ao anunciar a adoção dos limites de franquia. O secretário lembra que a medida está prevista na legislação, mas entende perfeitamente a reação dos clientes.
“A Internet deixou de ser lazer e passou a ser trabalho, educação, saúde. É normal que as pessoas reajam com a intensidade que foi”, disse Martinhão. Ele acredita que o mais importante é que o consumidor não seja prejudicado e que “abusos não serão aceitos no processo de estabelecer franquias”.
Eu realmente me pergunto se limitar o consumo mensal de clientes a ridículos 10 GB não se enquadra em “abuso”, mas Martinhão não deixou claro exatamente o que ele consideraria um “abuso” nesse sentido.
Nós somos contra os limites de franquia em internet fixa por uma série de motivos – entre eles, pelo atraso que isso pode representar na internet brasileira como um todo. Não é apenas por uma questão de entretenimento, mas uma decisão que pode trazer consequências para a educação, por exemplo.
Não é de hoje que sabíamos que a Anatel não faria nada para impedir isso, e agora parece que o novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações também não está lá muito comprometido a combater isso.
No momento, as operadoras estão proibidas de limitar a internet por tempo indeterminado, mas não sabemos exatamente até quando isso vai durar.
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
