Hackers estão usando dispositivos USB infectados para atacar infraestrutura crítica de países

Hackers bancados por governos estão usando truques espertos para atacar a infraestrutura crítica de países como usinas de energia nuclear, represas e até refinarias de petróleo. De acordo com Eric Knapp, engenheiro chefe de segurança da Honeywell, um terço dos malwares encontrados em infraestrutura crítica vieram de dispositivos USB plugados por usuários.
Em vez de tentar hackear a infraestrutura em si, que conta com segurança bastante elaborada, hackers miram no lado corporativo da operação de infraestrutura, que normalmente é mais vulnerável. Os malwares especialmente criados infectam drives USB que são usados por funcionários, e então passam a atingir todo o sistema de controle de infraestrutura crítica.
“Ainda é preciso que a informação flua entre o sistema de controles e o de negócios,” disse Knapp à Bloomberg. “Os caras maus sabem o que eles precisam fazer para isso, então estão projetando ataques que se aproveitem disso.”
Malwares avançados como o Stuxnet, que foi criado pelos EUA e por Israel, miravam especificamente instalações nucleares iranianas. O vírus lembrava um software normal para operar uma usina nuclear, mas ele lentamente fez a usina se degradar, levando os iranianos a desativaram ela por falta de opção.
Em março, promotores dos EUA acusaram um hacker iraniano de invadir o sistema de uma represa em Nova York, um dos primeiros ataques reconhecidos à infraestrutura dos EUA. O hacker não conseguiu ir muito longe, provavelmente por se tratar de uma represa cujos sistemas não estavam funcionando direito na época.
Últimas notícias

Domingo é dia de forró em Arapiraca: confira os arraiás de hoje!

Teca Nelma prestigia concurso de coco e defende projeto que reconhece tradição como patrimônio de Maceió

Homem pede para ir ao banheiro e é preso tentando fraudar concurso da Guarda Municipal de Arapiraca

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em povoado no município de Batalha

Alagoas é o 1º do Nordeste e 5º do país em redução da desigualdade de renda

Câmera de segurança flagra momento em que carro bate em poste na Leste-Oeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
