Hackers estão usando dispositivos USB infectados para atacar infraestrutura crítica de países
Hackers bancados por governos estão usando truques espertos para atacar a infraestrutura crítica de países como usinas de energia nuclear, represas e até refinarias de petróleo. De acordo com Eric Knapp, engenheiro chefe de segurança da Honeywell, um terço dos malwares encontrados em infraestrutura crítica vieram de dispositivos USB plugados por usuários.
Em vez de tentar hackear a infraestrutura em si, que conta com segurança bastante elaborada, hackers miram no lado corporativo da operação de infraestrutura, que normalmente é mais vulnerável. Os malwares especialmente criados infectam drives USB que são usados por funcionários, e então passam a atingir todo o sistema de controle de infraestrutura crítica.
“Ainda é preciso que a informação flua entre o sistema de controles e o de negócios,” disse Knapp à Bloomberg. “Os caras maus sabem o que eles precisam fazer para isso, então estão projetando ataques que se aproveitem disso.”
Malwares avançados como o Stuxnet, que foi criado pelos EUA e por Israel, miravam especificamente instalações nucleares iranianas. O vírus lembrava um software normal para operar uma usina nuclear, mas ele lentamente fez a usina se degradar, levando os iranianos a desativaram ela por falta de opção.
Em março, promotores dos EUA acusaram um hacker iraniano de invadir o sistema de uma represa em Nova York, um dos primeiros ataques reconhecidos à infraestrutura dos EUA. O hacker não conseguiu ir muito longe, provavelmente por se tratar de uma represa cujos sistemas não estavam funcionando direito na época.
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
