Baixo São Francisco

Casal toma providências para o problema de abastecimento de Piaçabuçu

Cidade é afetada pela baixa vazão do São Francisco e pelo avanço da cunha salina

Por Ascom Casal 07/06/2016 16h04
Casal toma providências para o problema de abastecimento de Piaçabuçu
- Foto: Diego Barros/ Agência Alagoas

As providências adotadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para garantir o abastecimento da população de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco, estão avançadas. 

Para discutir o andamento de cada uma delas, o vice-presidente de Gestão Operacional da companhia, Francisco Beltrão, se reuniu nesta segunda-feira (6) com um superintendente, um gerente e técnicos da empresa.

Segundo ele, atualmente a Casal já fornece mais água do que a população consome, por isso, serão feitas adequações operacionais para garantir o abastecimento de toda a cidade.

“Já iniciamos um trabalho de combate a perdas. Para isso, vamos fazer fiscalizações, instalação e troca de hidrômetros e padronização de algumas ligações residenciais”, ressaltou Francisco Beltrão.

Ele também afirmou que até o próximo dia 11 a Casal fará a instalação de uma bomba submersa reserva na captação, cujo objetivo é aumentar a produção de água, e de uma malha protetora na bomba flutuante. Até o dia 10, segundo ele, será instalada uma bomba reserva na estação elevatória.

Também estão previstas a substituição do leito filtrante, a iluminação e diversas outras melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) e, numa parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a distribuição de mil caixas de água de mil litros cada uma para moradores do bairro Paciência.

“O objetivo é que eles tenham uma reserva de água para o período em que a Casal suspende a captação devido ao aumento da maré e, consequentemente, da salinização”, pontuou o vice-presidente da companhia.

Conforme ele explicou, a captação é paralisada duas vezes durante o dia em virtude do aumento da maré, num período total que pode durar até seis horas.

“Para suprir essa situação, também estamos instalando duas caixas de 25 metros cúbicos cada uma, para aumentar a capacidade de reservação e, com isso, não interromper o abastecimento, principalmente do bairro Paciência, que tem sido o mais afetado”, salientou Beltrão, emendando que até o dia 20 deste mês, quando será realizada uma audiência pública na cidade para discutir o abastecimento, a companhia vai disponibilizar um número de whatsapp para que a população faça denúncias sobre vazamentos, furto de água ou quaisquer outras irregularidades, além de um número de telefone fixo.


Por outro lado, a companhia também está providenciando uma série de ações educativas e de conscientização ambiental que deverão envolver estudantes da rede pública e a população em geral. “Como produzimos mais água do que a população consome, temos que orientar os moradores a fazer o uso racional, por isso as atividades educativas são tão importantes”, finalizou o vice-presidente.