Projeto de Lei obriga empresas a informar sobre fraudes a consumidores
Dois projetos de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), foram aprovados e sancionados na Assembleia Legislativa do Estado (ALE)
O projeto de Lei de Nº 7.792, de 22 de janeiro de 2016, obriga as instituições financeiras a informar ao consumidor as fraudes mais frequentes relacionadas aos seus serviços. Ou seja, as instituições inanceiras tem por obrigação de encaminhar correspondência ao cliente, disponibilizar informações em sua página na internet e colocar em destaque e formato visível ao público no recinto de suas dependências e nas dependências dos correspondentes no Estado.
Segundo o deputado Tarcizo Freire, o projeto de Lei (PL) vem garantir aos usuários a informação sobre as fraudes mais frequentes, no sentido de que, ao serem informados sobre as práticas escusas, possam se prevenir destes golpes. “É preciso dizer que estamos vivendo em uma época cercada de fraudes de diversas origens e formas, e o usuário na maioria das vezes sai no prejuízo”, disse o parlamentar.
O segundo projeto aprovado é o de Nº 7.789, de 22 de janeiro de 2016, dispõe sobre a obrigatoriedade das assistências técnicas fornecerem aos consumidores protocolo de atendimento, e dá outras providências.
O objetivo do projeto de Lei é obrigar os estabelecimentos prestadores de serviço de Assistência Técnica a fornecer aos consumidores protocolo de atendimento informando o dia, hora e motivo do comparecimento ao local pelo consumidor. O fornecedor (loja ou assistência técnica) tem o prazo de 30 dias para solucionar o defeito do seu produto. Caso o problema não seja resolvido dentro deste prazo o consumidor tem o direito a substituição do produto por outro da mesma espécie ou modelo, em perfeitas condições de uso ou a restituição imediata da quantia paga.
“Foi de grande relevância a aprovação deste projeto de Lei, para suprir essa deficiência, possibilitando um meio efetivo de prova para o consumidor. E como parlamentar, tenho o dever de legislar em defesa dos consumidores alagoanos.” Finalizou Tarcizo Freire
Últimas notícias
Curta brasileiro 'Virtualidade' leva suspense psicológico e ficção especulativa ao NOX Film Fest, no Uruguai
Servidora é exonerada, mas terá que devolver mais de R$ 100 mil ao Estado
Após denúncias de golpes e cobranças abusivas e até agiotagem, passeios na Praia do Gunga passam a aceitar Pix
Emissão da Carteira Nacional do Artesão abre calendário de 2026 do programa Alagoas Feita à Mão
Relator da CPMI, Alfredo Gaspar lembra que já havia alertado sobre relação de Lulinha com o Careca do INSS
CNH brasileira passa a valer em Portugal para carros e motos; veja as regras
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
